Logo Folha de Pernambuco

Alepe celebra 25 anos da Escola do Legislativo de Pernambuco

Durante o evento será lançado o calendário ambiental de 2025 com todas as atividades da Elepe

Cavalcanti: Es se consolidou como uma ferramenta de educação cidadã - Divulgação/Alepe

Leia Também

• PSB declara apoio à reeleição de Gustavo Gouveia como primeiro-secretário da Alepe

• Raquel Lyra destaca autonomia da Alepe e prega harmonia entre poderes

Os 25 anos de fundação da Escola do Legislativo (Elepe) serão celebrados com um evento pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (11), no auditório Sérgio Guerra, na sede da casa legislativa. A programação começa com um café receptivo às 9h, seguido de uma solenidade de abertura que contará com a presença de autoridades e de ex-superintendentes da Elepe. 

A Orquestra Sinfônica Meninos e Meninas da Alegria, da ONG Giral, fará uma apresentação cultural às 10h30. Logo após o espetáculo, os participantes assistirão à palestra “Tecnologia em Prol da Humanidade e do Meio Ambiente”, com os especialistas Leonardo Almeida e Virgínia Leal. 

Além do atual superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, os ex-superintendentes Fabricio Alcoforado, Lúcia Galindo, Jurandir Bezerra (In memoriam e o ex-deputado coronel Rufino serão homenageados na solenidade.

Calendário
Durante o evento será lançado o calendário ambiental de 2025 com todas as atividades da Elepe ao longo do ano sobre a preservação do meio ambiente. Com uma agenda repleta de atividades voltadas à educação ambiental, a Elepe se prepara para intensificar, no próximo ano, a discussão sobre a importância da sustentabilidade em todos os setores da sociedade. 

Diversos eventos serão realizados com destaque para as ações sobre o impacto ambiental nas práticas legislativas e no cotidiano da população pernambucana. Haverá cursos, seminários, palestras e debates, mostrando que, além de promover o conhecimento, a Escola também é um agente de transformação social. 

Em 25 anos de atividades, a Elepe se destaca pela sua missão de difundir conhecimento e promover a capacitação de servidores, parlamentares e o público em geral. Como foco na educação cidadã, a Escola abriu em 2002 turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), possibilitando que pessoas fora da faixa etária escolar completassem os ensinos médio e fundamental.

Para os estudantes interessados em cursar uma universidade de qualidade, a Escola ofereceu em 2008 o curso preparatório Prevupe em parceria com a Universidade de Pernambuco. 

Em parceria com a Procuradoria da Alepe, foram ofertados cursos de formação para profissionais que atendem pessoas portadoras de deficiências e mobilidade reduzida. Em parceria com a UPE, houve cursos de pós-graduação nas áreas de Direito Público e Poder Legislativo, Gestão Pública e Processo Legislativo e Gestão Pública Legislativa. 

Projetos
Dentre os projetos de amplo alcance oferecidos gratuitamente pela Escola do Legislativo destacam-se o das ‘Eleições Municipais, Novas Regras’, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE); o projeto ‘Lideralepe’, realizado com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ofertou cursos, seminários e capacitações sobre mudanças no ambiente político e ampliação da cidadania.

Outra ação de relevância da Elepe, com foco no fortalecimento da democracia, foi o curso ‘Fortalecimento das Câmaras Municipais’. Realizado em parceria com o Senado Federal, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A iniciativa teve como objetivo oferecer capacitação técnica gratuita para todas as câmaras municipais do Estado nas áreas de Gestão Pública Sustentável, Nova Lei de Licitação na Sustentabilidade, Comunicação Integrada e Criação e Desenvolvimento das Ouvidorias. 

Em 2024, a Escola já formou mais de 4 mil alunos por meio de cursos, palestras e seminários gratuitos, sempre buscando aproximar o Legislativo da sociedade, além de contribuir para a qualificação dos servidores públicos municipais e estaduais.

Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a Escola do Legislativo cresceu e se tornou uma referência na formação de cidadãos e servidores públicos. “A Escola do Legislativo de Pernambuco chega aos 25 anos fortalecida e cumprindo, com êxito, seu papel de difundir conhecimento e contribuir para a capacitação dos pernambucanos”, enfatizou.

Para o primeiro secretário da Alepe, o deputado Gustavo Gouveia, a Elepe é “uma instituição que tem desempenhado um papel essencial na formação de cidadãos e no fortalecimento da democracia”. A Escola do Legislativo reflete diretamente no desenvolvimento do nosso Estado e na construção de uma sociedade mais justa e participativa”, afirmou.

Presidente da Elepe, José Humberto Cavalcanti acredita que a Escola se “consolidou como uma ferramenta de educação cidadã e, agora, com a proposta do Calendário Ambiental 2025, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas”.

Veja também

Newsletter