Alepe concede o Título de Cidadão Pernambucano a Renildo Calheiros
Deputado federal e ex-prefeito de Olinda é natural de Alagoas
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai conceder o Título de Cidadão Pernambucano ao deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB). A proposição teve autoria do deputado estadual Waldemar Borges (PSB), e foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Legislativo.
Natural de Alagoas, Calheiros ingressou na política ainda no movimento estudantil da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou geologia. Ele foi o primeiro presidente legal da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1984. Foi eleito vereador do Recife em 1988 e, dois anos mais tarde, elegeu-se deputado federal pela primeira vez.
Leia Também
• Eleições da Alepe: articulações do fim de semana podem ser decisivas
• Projetos da governadora Raquel Lyra são aprovados na Alepe
• Alepe oficializa reforma e musealização do Palácio Joaquim Nabuco
De lá para cá, foram quatro mandatos como representante do povo pernambucano na Câmara dos Deputados, com um intervalo entre os anos de 2009 e 2017, quando esteve à frente da Prefeitura de Olinda por dois mandatos. Em 2018, Calheiros foi novamente eleito para a Casa baixa do Congresso Nacional, sendo reeleito em 2022.
O parlamentar é irmão do senador da República por Alagoas, Renan Calheiros (MDB).
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.