Alepe cria comissão para celebrar Bicentenário da Polícia Militar
Proposta foi apresentada pelo deputado Antônio Moraes e aprovada por unanimidade
A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta quarta-feira (16), por unanimidade, a criação de uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) destinada a preparar as comemorações do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), marcado para o dia 11 de junho de 2025. A proposta, apresentada pelo deputado Antônio Moraes (PP), busca valorizar a trajetória da instituição ao longo de seus 200 anos de história.
A nova comissão será formada por dez parlamentares, escolhidos pelos líderes das bancadas, e atuará em parceria com o Executivo, a Secretaria de Defesa Social e a própria PMPE, além de incluir a participação de organismos da sociedade civil. O foco do grupo será organizar debates, audiências públicas e solenidades comemorativas que ressaltem a importância da polícia na segurança pública do Estado.
De acordo com a proposta aprovada, a comissão parlamentar visa enaltecer a importância da Polícia Militar, agregando ao colegiado os deputados ligados de alguma fora à área de segurança. O próprio Moraes é delegado especial aposentado e, além dele, cumprem mandato na Assembleia Legislativa outros delegados, comissários e agentes da Polícia Civil, assim como oficiais e soldados reformados da PMPE.
Leia Também
• Alepe alerta sobre distribuição de convites falsos no Instagram
• Renato Antunes destaca na Alepe a Lei Professor Seguro, que já está em vigor em Pernambuco
• TV Alepe lança programas educativos gratuitos para estudantes do Enem e SSA
“Para ressaltar a relevância dos serviços prestados ao povo pernambucano pela Polícia Militar ao longo de dois séculos de existência, a comissão parlamentar especial promoverá ao longo de 120 dias vários debates, audiências públicas, sessões solenes e eventos com alunos da rede pública que estimulem estudos e redações sobre a história da instituição. Quem sabe, até poderemos editar um livro sobre a trajetória da gloriosa PMPE, ou reeditar algum material já existente”, explicou Antônio Moraes.
A PMPE foi fundada em 1808, inicialmente como Corpo de Polícia, passando por diversas denominações até consolidar-se como Polícia Militar de Pernambuco em 1825. Ao longo de sua existência, a instituição se modernizou e adaptou às novas demandas sociais, estando presente em todos os 184 municípios do Estado.
“Nos últimos anos, a PMPE vem enfrentando novos desafios, como a violência urbana e necessidade de adaptação permanente às transformações socioculturais e às frequentes demandas da sociedade”, concluiu Antônio Moraes.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.