Logo Folha de Pernambuco

Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para Araripina

Expectativa é de que mais de 2 mil atendimentos sejam realizados

Evento 'Alepe Cuida' - Nando Chiappetta/Roberta Guimarães/Alepe

Nos dias 27 e 28 de novembro, a cidade de Araripina, no Sertão do Araripe, será beneficiada com uma ação do programa Alepe Cuida, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para oferecer serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado. A programação acontecerá na Universidade Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), localizada na Rua Antônio de Hermógenes, nº 80, nos dois turnos: das 9h às 12h e das 13h às 16h.

A expectativa é de que mais de 2 mil atendimentos sejam realizados, beneficiando a população local com uma série de serviços essenciais. O Alepe Cuida percorre diversas cidades do Estado, em parceria com órgãos estaduais, com o objetivo de garantir o acesso a cuidados médicos, serviços de documentação e suporte jurídico de forma prática e acessível.

Agendamento para serviços médicos e exames

Parte dos serviços oferecidos no evento exige agendamento prévio. Os atendimentos médicos com especialistas, como endocrinologistas, dermatologistas, neurologistas, neuropediatras, além de consultas psicológicas e nutricionais, precisam ser marcados com antecedência. Os agendamentos começam nesta quinta-feira (21) e poderão ser feitos pelos números (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026, até o dia 26 de novembro, das 8h às 16h. Na sexta-feira (22), o atendimento será realizado até as 13h.

Além das consultas, exames como ultrassonografias (abdômen total, mama, transvaginal e próstata) e mamografias, estas últimas para mulheres entre 40 e 75 anos, também requerem agendamento. Outra triagem importante será a oftalmológica, que inclui avaliações para casos de catarata, disponíveis para pessoas a partir dos 12 anos.

Atendimentos sem agendamento

Para serviços como ventosaterapia, massagens terapêuticas, aferição de sinais vitais, vacinação e testagens rápidas, não será necessário agendamento. Esses atendimentos serão realizados por ordem de chegada, com o intuito de promover saúde preventiva e o bem-estar da população.

Um dos destaques do programa é o ambulatório para tratamento de pé diabético, focado nos portadores da doença. O espaço visa oferecer atendimento especializado e orientação, uma vez que as feridas nos pés são uma das principais causas de amputações em pacientes diabéticos.

Ações de cidadania e apoio jurídico

O Alepe Cuida também proporcionará serviços essenciais para a cidadania. O Instituto Tavares Buril (ITB) realizará a emissão da primeira via da Carteira de Identidade, sem taxas, além de atender pessoas acima de 60 anos sem custos para segunda via. Para demais casos, será exigido o pagamento da taxa de R$ 29,90.

A Defensoria Pública de Pernambuco estará no local prestando orientações jurídicas e emitindo ofícios para habilitação de casamento, além de atuar em processos de menor complexidade, como divórcios e investigações de paternidade. Já o Detran-PE estará disponível para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão do CRLV 2024 e consultas sobre pontuação na carteira de motorista.

Suporte para serviços públicos e empreendedorismo

As empresas públicas Compesa e Neoenergia também participarão do evento, oferecendo suporte para negociação de dívidas, solicitação de novas ligações e emissão de segundas vias de faturas. Para os pequenos empreendedores, o Banco do Nordeste e o Sebrae darão orientações sobre a regularização de microempresas, acesso a microcrédito e gestão de negócios.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Newsletter