Logo Folha de Pernambuco

Alepe debate estratégias para o desenvolvimento da zona da mata pernambucana

Audiência pública acontece no município de Rio Formoso e discutirá alternativas socioeconômicas

Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe - Paullo Allmeida

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, na próxima quinta-feira (21), uma audiência pública com o tema Estratégias para o Desenvolvimento Social e Produtivo da Zona da Mata de Pernambuco.

O encontro ocorrerá a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Rio Formoso, na Mata Sul.

Presidida pelo deputado Doriel Barros, a iniciativa busca debater a realidade socioeconômica da região, marcada por conflitos agrários, dependência da monocultura e altos índices de desemprego.

“A Zona da Mata produz grandes riquezas, mas o seu povo vivencia uma grave situação de pobreza e desemprego. Precisamos de ações que impulsionem o desenvolvimento social e econômico que queremos para a região, possibilitando a diversificação da produção e mais acesso das pessoas às diferentes políticas públicas”, destacou o parlamentar.

Composta por 43 municípios, a Zona da Mata Norte e Sul abriga 97 assentamentos onde vivem mais de 5 mil famílias, segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Apesar do potencial agrícola, a região enfrenta desafios estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores.

Foram convidados para o evento representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), além de organizações e movimentos sociais.

Veja também

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude
Representatividade

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento
meio ambiente

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento

Newsletter