Logo Folha de Pernambuco

Alepe debate estratégias para o desenvolvimento da zona da mata pernambucana

Audiência pública acontece no município de Rio Formoso e discutirá alternativas socioeconômicas

Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe - Paullo Allmeida

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, na próxima quinta-feira (21), uma audiência pública com o tema Estratégias para o Desenvolvimento Social e Produtivo da Zona da Mata de Pernambuco.

O encontro ocorrerá a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Rio Formoso, na Mata Sul.

Presidida pelo deputado Doriel Barros, a iniciativa busca debater a realidade socioeconômica da região, marcada por conflitos agrários, dependência da monocultura e altos índices de desemprego.

“A Zona da Mata produz grandes riquezas, mas o seu povo vivencia uma grave situação de pobreza e desemprego. Precisamos de ações que impulsionem o desenvolvimento social e econômico que queremos para a região, possibilitando a diversificação da produção e mais acesso das pessoas às diferentes políticas públicas”, destacou o parlamentar.

Composta por 43 municípios, a Zona da Mata Norte e Sul abriga 97 assentamentos onde vivem mais de 5 mil famílias, segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Apesar do potencial agrícola, a região enfrenta desafios estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores.

Foram convidados para o evento representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), além de organizações e movimentos sociais.

Veja também

Newsletter