Alepe e Câmara retomam trabalhos com a presença de chefes do Executivo

Raquel Lyra participa de reunião na Assembleia e João participa de sessão da Câmara.

Alepe inaugura decoração natalina com iluminação cênica e árvore flutuante - Alepe / Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Câmara de Vereadores do Recife retomam suas atividades de 2024, a partir das 10h de hoje, encerrando o período de recesso parlamentar. As reuniões terão as presenças dos comandos dos Poderes Executivos do Estado e da Prefeitura do Recife em cada Casa Legislativa, com a governadora Raquel Lyra (PSDB) na Casa de Joaquim Nabuco e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na Casa de José Mariano.

Os dois líderes políticos chegam às sessões de trabalho do Legislativo em momentos distintos. O socialista encara um ano de eleições municipais com a necessidade de defender seu projeto de reeleição no segundo semestre.

Na Alepe, a reunião será comandada pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), assim como na Câmara, onde os trabalhos terão a liderança do presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB). Na Câmara do Recife, este é o último ano da 18ª Legislatura, já que ocorrem eleições municipais em outubro.

Defesa do diálogo na Alepe

Avaliando a perspectiva de retorno dos trabalhos do Legislativo, o presidente da Alepe afirmou que "a retomada dos trabalhos legislativos será marcada pela disposição para o diálogo e construção entendimentos, aliada ao compromisso de contribuir para uma sociedade justa, igualitária e solidária".

O parlamentar também fez questão de enfatizar que o trabalho da Casa será voltado para “lutar pela independência que a Casa conquistou”.

"Vamos trabalhar para consolidar nossa autonomia, buscando sempre o fortalecimento da relação entre os Poderes, mas sem deixar de lutar pela independência que a Casa conquistou. Podemos garantir que a Casa continuará sendo uma instituição que, além de legislar e fiscalizar, acolhe anseios, assegura direitos e, acima de tudo, garante conquistas à população pernambucana", destacou Álvaro Porto.

Rito na Câmara Municipal

Na Câmara de Vereadores do Recife, a sessão de retorno do recesso parlamentar terá discursos do prefeito João Campos, do líder da bancada de oposição, Alcides Cardoso (PSDB), e o de Governo, Samuel Salazar (MDB), além do presidente da Câmara do Recife, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

"Nós abriremos o ano legislativo amanhã. Receberemos o prefeito (João Campos) lá para fazer a leitura da mensagem da situação do município. Em seguida fala o líder do Governo, e o líder da oposição, e a gente encerra. Na segunda-feira (5) volta o rito normal, as reuniões ordinárias, onde a gente discute os requerimentos, os projetos de lei.", afirmou Romerinho Jatobá, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem.

O presidente da Câmara Municipal do Recife avalia que a legislatura deste ano tem como peculiaridade a realização do pleito eleitoral, em que vereadores e prefeito vão tentar a reeleição nas urnas. “O ano de 2024 é um ano que promete muito, é um ano de eleições”, lembrou Romerinho. “A expectativa é que a gente continue produzindo bem, que a Câmara esteja sempre no centro das discussões da cidade”, concluiu o presidente da Câmara Municipal.

Veja também

Advogado diz que González foi vítima de "chantagem" para deixar a Venezuela
González

Advogado diz que González foi vítima de "chantagem" para deixar a Venezuela

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União
Julgamento

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União

Newsletter