Alepe encerra nesta quarta-feira (15) programação em homenagem às mulheres

Alepe homenageia deputadas com exposição no hall - Foto: Divulgação

A semana da mulher na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) termina nesta quarta-feira (15) com oferta gratuita de serviços, exposição de livros e fotos e feira de orgânicos. A solenidade de encerramento está prevista para às 10h, no auditório Sérgio Guerra, com as presenças do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade), de autoridades e demais integrantes da Mesa Diretora.

Na segunda (13), quase 50 poetas e escritores participaram da edição especial do “Café com Poesia”, projeto promovido pela biblioteca da Casa de Joaquim Nabuco, dentro da programação do projeto “Alepe Mulher”. O encontro teve como tema “A alma feminina inspira poesia” em homenagem às mulheres. Poetas, escritores, cordelistas e funcionários da Casa tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e sua arte. 

Recital
O evento cultural da biblioteca foi aberto com um café da manhã para os visitantes. Além do recital de poemas e poesias, o encontro contou com a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco e recital da deputada Rosa Amorim (PR). Escritores e poetas da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Viva de Olinda participaram do evento. Nessa edição especial, a Alepe foi representada pelos escritores Jorge Bernardo da Silva Filho, Mira Vidal, Ana Paula Novaes e do neurologista Luiz Coutinho. 

Paralelamente à programação do “Café com Poesia”, a gerente da biblioteca, Sirlênia Araújo, promoveu uma exposição com imagens das seis deputadas de Pernambuco. Fotos de Simone Santana (PSB), Debora Almeida (PSDB), Rosa Amorim (PT), Gleide Ângelo (PSB), Socorro Pimentel (União Brasil) e Dani Portela (PSOL) foram transformadas em avatar, numa homenagem da bibliotecária às parlamentares pela passagem do Dia Internacional da Mulher. 

Criado em 2006, o “Café com Poesia” foi suspenso durante a pandemia, retornando no ano passado. Na avaliação de Sirlênia, o projeto tem revelado novos talentos e dado espaço para que artistas mostrem seu trabalho. 

“É um projeto consolidado da Alepe que conta com a participação de poetas consagrados como o cordelista Cícero Lins e a escritora e cordelista Lúcia Costa. O projeto é uma oportunidade para as pessoas mostrarem sua arte e expressarem seu trabalho”, comentou Sirlenia.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, ressaltou o “Café com Poesia” como uma forma de valorizar a arte de Pernambuco e se comprometeu em fomentar outras iniciativas nesse formato.

“Vamos incentivar iniciativas como esta em todo calendário anual da Alepe. A satisfação dos servidores e da população é o que dará mais combustível a essa nova gestão formada por mim e por Álvaro”, disse.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter