Alepe escolhe nova Mesa Diretora do biênio 2025/2026 nesta segunda; confira detalhes
A reeleição de Álvaro Porto, atual presidente da Casa, é vista como consenso entre os legisladores
Após anulação da reeleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que aconteceu em novembro do ano passado, a Casa realiza nesta segunda-feira (2), às 14h30, um novo pleito para escolher os dirigentes do próximo biênio (2025/2026).
A nova Mesa Diretora comandará a Alepe de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027. Com as articulações para a nova eleição já em andamento há algumas semanas, a reeleição de Álvaro Porto, atual presidente da Casa, é vista como um consenso entre os legisladores.
Disputa
Para os demais postos da Mesa, contudo, o fim de semana foi marcado por costuras. A principal disputa é pela primeira-secretária que será alvo de embate entre os deputados Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Francismar Pontes (PSB).
No pleito anulado, Pontes foi eleito para a primeira vice-presidência. Na disputa de hoje, o deputado Rodrigo Farias (PSB) tem o nome lançado para ocupar a cadeira.
No domingo (1º), Álvaro Porto declarou apoio a Aglailson Victor (PSB) para a segunda vice-presidência.
Na eleição para a Mesa Diretora anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o posto foi assegurado pelo deputado Fabrício Ferraz (Solidariedade).
A eleição será realizada por voto secreto e impresso, o que aumenta a imprevisibilidade do resultado. Antes da votação, será permitido aos candidatos o uso da palavra por cinco minutos.
Leia Também
• Saiba como será a eleição da Assembleia na próxima segunda-feira (2)
• Semana estratégica para a política do Estado
• TJPE suspende a eleição do Quinto Constitucional
Candidaturas
Ao todo, os deputados vão eleger o próximo presidente, primeiro secretário, o primeiro e o segundo vice-presidentes e o segundo, o terceiro e o quatro secretários. Também serão eleitos sete suplentes.
Cada cargo possui uma função distinta. O presidente ordena despesas, junto com o primeiro secretário, e organiza a agenda de votações. Além disso, assume a chefia do Executivo nas ausências da governadora e da vice.
O chefe do Legislativo também pode promulgar leis, decorrido o prazo legal de 15 dias. Já o primeiro e o segundo vice-presidentes substituem o presidente em situações de ausência ou impedimento.
O primeiro secretário tem a responsabilidade de fazer a gestão dos serviços administrativos, assinar contratos e responder por processos de licitação, entre outras funções.
O segundo secretário, nas Reuniões Plenárias, verifica o número de presentes, acompanha a redação da ata e faz a leitura dela. Além disso, organiza folhas de frequência dos parlamentares.
Já o terceiro secretário auxilia nas ações de segurança interna e supervisiona a Secretaria Geral da Mesa. E o quarto secretário, colabora em ações referentes ao setor de transportes e à recepção de autoridades.
Colocar no final do texto - Blog da Folha
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.