Alepe instala Frente Parlamentar para acompanhar impactos das chuvas em Pernambuco
Colegiado planeja fomentar ações preventivas para evitar tragédias em áreas vulneráveis do Estado
A Frente Parlamentar de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos das Chuvas e Enchentes em Pernambuco foi instalada na Alepe, nesta terça-feira (7). O colegiado tem como objetivo cobrar iniciativas, fomentar o debate e coletar dados que auxiliem no desenvolvimento de políticas públicas a fim de evitar tragédias em áreas sujeitas a deslizamentos, alagamentos e enchentes no estado.
O deputado Henrique Queiroz Filho, do PP, que vai coordenar os trabalhos, destacou que o período chuvoso se aproxima, o que demanda urgência do Poder Público na implementação de medidas de prevenção e mitigação dos danos causados pela água. “A gente não pode se acostumar a acompanhar notícias trágicas, perda de vidas, por uma inabilidade dos órgãos públicos.”
Segundo ele, além do trabalho na Casa, a Frente Parlamentar também deve cumprir uma agenda externa, inclusive no interior. “Para que a gente possa debater, também, a questão das barragens, na Mata Sul; acompanhar o andamento das obras que estão paralisadas e visitar as áreas de risco nos morros e nas encostas da Região Metropolitana”.
Leia Também
• Deputado sobre articulações do Governo Raquel com Alepe: "Não é muito diferente do que o PSB fazia"
• Joaquim Lira acredita que não haverá bate-chapa na eleição das comissões temáticas da Alepe
A integração entre municípios, Estado e União foi uma das abordagens sugeridas pelos parlamentares na instalação do colegiado. Eles defenderam a realização de ações de caráter metropolitano e a participação do Poder Executivo no debate, além da articulação com o Governo e a bancada federal de Pernambuco para viabilizar a captação de recursos destinados a ações de prevenção e mitigação dos impactos da chuva.
Além do coordenador Henrique Queiroz Filho, a Frente Parlamentar de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos das Chuvas e Enchentes tem como membros os deputados Aglailson Victor, do PSB, Antonio Coelho, do União Brasil, Dani Portela, do PSOL, Eriberto Filho, do PSB, João Paulo, do PT, Joel da Harpa, do PL, Kaio Maniçoba, do PP, Jeferson Timóteo, do PP, e Romero Sales Filho, do União Brasil.