Alepe realiza ‘Café com Poesia’ com foco em autoestima e saúde mental
Evento será parte do Setembro Amarelo, com palestras, cordel, coral e reflexões sobre saúde mental
Como parte da programação do ‘Setembro Amarelo’, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá no dia 26, às 9h, uma edição especial do projeto ‘Café com Poesia’.
Aberto ao público, o evento contará com palestras sobre autoestima e saúde mental, recitação de poesias e literatura de cordel, além de apresentações do Coral da Alepe, ‘Vozes de Pernambuco’, e performances de servidores. As atividades ocorrerão no auditório Enio Guerra, na sede do Poder Legislativo, Boa Vista.
A palestra sobre autoestima e saúde mental será ministrada pela psicóloga Ana Cristina Fonseca, coordenadora de graduação do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifarire).
Segundo ela, discutir temas como suicídio, depressão e ansiedade é fundamental para oferecer alternativas de enfrentamento emocional. Ela também destacou a importância de criar laços afetivos e priorizar o convívio social.
“É preciso construir uma sociedade mais inclusiva, combatendo preconceitos como racismo e machismo”, afirmou Ana Cristina.
A psicóloga também alertou sobre o uso excessivo de tecnologias como substituto do contato pessoal, reforçando a importância das interações humanas.
“Tecnologias ampliam conexões, mas não substituem o convívio”, destacou.
Leia Também
• Vaga na Alepe pode abrir disputa interna
• Projetos de reajuste de servidores do Governo do Estado são enviados à Alepe
• Em ritmo de campanha, deputados reduzem ainda mais a jornada na Alepe
Cordel e homenagem a Nabuco
O evento também contará com recitação de cordéis por escritores como Cícero Lins, Jean Lima e Lúcia Costa.
A gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, ressaltou que essa edição do ‘Café com Poesia’ foi organizada com foco no Setembro Amarelo, visando ampliar o debate sobre saúde mental e autocuidado.
“Precisamos discutir amplamente um tema tão desafiador e delicado como é a saúde mental. As pessoas precisam entender que é importante pedir ajuda, acolhimento e buscar acompanhamento profissional que estimule o autocuidado e o cuidado com o outro”, comentou Sirlênia.
Em outubro, a Alepe realizará uma edição itinerante do ‘Café com Poesia’ na Aliança Francesa, no Derby.
O evento, marcado para os dias 8 e 9, incluirá uma homenagem a Joaquim Nabuco com declamação de poesias escritas em francês pelo abolicionista. O coral ‘Vozes de Pernambuco’ também se apresentará na ocasião.