Logo Folha de Pernambuco

Álvaro Porto confirma eleição da Mesa Diretora para o dia 2 de dezembro

Supremo Tribunal Federal anulou oficialmente pleito anterior que reelegeu deputado tucano

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB) - Foto: Amaro Lima / Alepe

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), confirmou a nova eleição para a Mesa Diretora da Casa, referente ao biênio 2025-2026, para o dia 2 de dezembro. 

A decisão aconteceu após a definição oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular o pleito anterior realizado antecipadamente que reelegeu Porto como presidente da casa para o próximo biênio.

O parlamentar comentou ainda que esperava que o STF anulasse a eleição antecipada. "Não havia nenhum impedimento para realizar as eleições como ocorreram, isso foi feito em outros Estados. O que acredito que provocou essa mudança nem foi a nossa eleição, mas sim o fato de alguns estados terem realizado as duas eleições seguidamente. Casos como os de Tocantins, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte são exemplos disso, foram de lá as denúncias”, declarou o Álvaro.

Cenário

Considerado um dos nomes favoritos para a eventual nova eleição, Porto avaliou o cenário para a disputa da primeira secretaria, cargo ocupado atualmente pelo deputado Gustavo Gouveia (SD). "Acredito que Gustavo está no caminho certo. A Casa tem funcionado bem, e isso não pode ser negado. O funcionamento da presidência, junto com a primeira secretaria, tem sido satisfatório. Graças a Deus, estamos conseguindo avançar”, ressaltou.

"No meio político, acredito que uma das coisas que mais vale é a palavra. Muitas pessoas já haviam se comprometido com Gustavo, até porque a candidatura de Francismar Pontes (PSB) só surgiu há cerca de 10 dias. O que vinha sendo cogitado antes era a candidatura de Caio, pelo PP”, disparou Porto.

O presidente da Alepe ainda alegou que vai esperar a movimentação até o dia da eleição e a repercussão após 2 de dezembro. “Vamos observar como esse cenário se desenrola”, finalizou.

Veja também

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Policial federal preso disse que foi cooptado por agente da Abin em plano para matar autoridades
KIDS PRETOS

Policial federal preso disse que foi cooptado por agente da Abin em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Newsletter