Amupe e TCE-PE estreitam relação e discutem operações financeiras, contratos temporários e concursos
Marcelo Gouveia e Valdecir Pascoal discutem possíveis avanços nas gestões municipais
Um dia depois de tomar posse para seu segundo mandato como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, e com os conselheiros Marcos Loreto e Eduardo Porto.
O encontro, que aconteceu na sede do tribunal, teve como objetivo estreitar a parceria entre as instituições e discutir questões fundamentais para o fortalecimento da gestão pública nos municípios pernambucanos.
Leia Também
• Marcelo Gouveia é reconduzido à presidência da Amupe
• Nova diretoria da Amupe será eleita por aclamação em assembleia nesta quinta-feira
• TCE-PE abre 6º Seminário Novos Gestores com foco em parcerias e boas práticas na gestão municipal
Durante a audiência, diversos pontos foram abordados, entre eles a necessidade de a Amupe ser consultada e envolvida nas decisões que impactam diretamente os municípios. A relevância da participação ativa da associação foi destacada, especialmente, em consultas que afetam as finanças e as operações municipais.
Outro tema de destaque foi a análise dos impactos dos pisos salariais para servidores temporários e as nomeações decorrentes de concursos públicos, com foco nos limites da despesa com pessoal, um aspecto crucial para a saúde financeira dos municípios.
Gestores
O fortalecimento da capacitação dos gestores municipais também esteve em pauta. Foi acordado que a Amupe e o TCE-PE irão formar um grupo de trabalho para discutir a legalidade e eficiência das diferentes formas de contratação de servidores municipais.
Além disso, a importância da regulamentação da ordem cronológica de pagamentos foi enfatizada, com o compromisso de apoio do TCE-PE na capacitação dos gestores para a implantação dessa medida, garantindo maior transparência e controle das finanças públicas. Marcelo Gouveia esteve acompanhado dos assessores jurídicos da Amupe, Marcos Alencar e João Batista Rodrigues.
"Com essa agenda, nós reafirmamos o compromisso da Amupe com uma gestão pública eficiente, transparente e responsável, sempre buscando o melhor para os municípios pernambucanos. A parceria com o TCE-PE é fundamental para promover avanços significativos na administração municipal, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada e eficaz para o desenvolvimento de Pernambuco”, frisou Gouveia.