Amupe reúne prefeitos para discutir concessão da Compesa e eleição da diretoria
Prefeitos de todo o Estado estiveram presentes no encontro
A proposta de concessão de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a formação da comissão eleitoral e estabelecimento de um cronograma para a eleição da diretoria executiva para o biênio 2025-2026 foram alguns dos temas abordados na assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada na manhã desta terça-feira (14).
Além disso, o encontro também discutiu a criação de um setor de engenharia. Os prefeitos pernambucanos se reuniram na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no bairro de Jardim São Paulo, no Recife. Também estiveram presentes deputados estaduais e os secretários estaduais de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, e de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.
Leia Também
• Câmara do Recife aprova reestruturação administrativa proposta pelo prefeito João Campos
• Marcelo Gouveia diz que pode retirar candidatura à presidência da Amupe
• Transnordestina: Danilo Cabral aponta Salgueiro-Suape como peça-chave para logística no Nordeste
Os secretários detalharam o projeto de concessão de parte dos serviços da Compesa, explicando aos prefeitos que a Companhia não deixará de cumprir seu papel com relação à produção e tratamento da água. De acordo com eles, o que deve ser concedido é a distribuição da água e a coleta e tratamento de esgoto.
"A missão da Compesa de agora em diante será atender à produção de água. Esse modelo é adotado em diversos países do mundo com sucesso, e essa experiência a gente espera repetir aqui em Pernambuco", afirmou Almir Cirilo.
Um representante da Neoenergia também foi convidado para a reunião com os prefeitos, para falar de uma possível parceria entre os municípios e a concessionária que possibilite que a cobrança da taxa de resíduos sólidos possa ser feita por meio da fatura de energia elétrica.
“Hoje, a Neoenergia entrega quatro milhões e cem mil faturas de energia todos os meses nas casas dos habitantes de Pernambuco. Temos um alcance muito importante e conseguimos contribuir com os municípios em diversas iniciativas. No momento adequado, a gente espera fazer um projeto-piloto, aprovar a metodologia de cobrança para que, logo, possamos ajudar os municípios nesse ganho de receita”, afirmou Rafael Motta, gerente de Relações Institucionais da Neoenergia.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, também falou aos prefeitos pernambucanos e além de reforçar os avanços do setor de turismo do Estado, ele apresentou um software que está sendo construído para abrigar os atrativos culturais de todos os municípios de Pernambuco. Loyo pediu aos prefeitos que dediquem uma parte das equipes para alimentar a plataforma com os dados.
Na assembleia foi realizada a instalação da comissão eleitoral para a eleição da diretoria executiva da Associação. O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), o de João Alfredo, Zé Martins (PSB), e o de Feira Nova, Joel Gonzaga (PSD).
“A eleição da Amupe é muito importante, porque é a Amupe que representa os prefeitos. são 184 prefeitos que participam aqui, e têm um só interesse, que é cuidar das pessoas, levar recursos para os municípios. Toda a comissão vai analisar as propostas e conversar com todos que queiram se candidatar”, pontuou Cabral.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.