Logo Folha de Pernambuco

André de Paula diz que Lula é “irmão de Pernambuco”

Ministro da Pesca e Aquicultura também destaca marca social da atual gestão federal

Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em lançamento de programa piloto que vai beneficiar pescadores artesanais - Crédito: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), disse, nesta terça-feira (4), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser considerado como “irmão de Pernambuco”, ao participar do lançamento de um programa piloto na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A iniciativa - que pertence a sua pasta - começou a oferecer pescado artesanal nas refeições para 14 mil estudantes das duas universidades federais do Estado. Serão duas toneladas por semana, oito toneladas ao mês.

“Essa pessoa especial, que temos orgulho de ver como irmão de Pernambuco, esteve aqui há dez dias para lançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que faz tanta diferença, que incentiva nossa agricultura familiar e vai incentivar o pescador artesanal. Ações como essa mostram, na prática, a prioridade que vocês representam no Governo do Presidente Lula”, afirmou André de Paula, em discurso para docentes, pescadores e pescadoras - público que predominou no evento.

André de Paula disse que, no ministério, as portas estão sempre abertas, o que vem gerando comentários favoráveis todos os dias. Segundo o ministro, durante quase 90 dias, ele ouviu que o diálogo tinha melhorado na atual gestão. “Você sempre ouve das pessoas: ‘nesses últimos quatro anos, a gente não conseguia nem ser recebido e agora, estou sentado na frente de um ministro, discutindo as questões que dizem respeito ao meu dia-a-dia’”, pontuou o ministro, que também almoçou no bandejão do restaurante universitário.  

De acordo com ele, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, disse já ter recebido ele e os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), uma nova rotina. “Tenho certeza que vão passar por aqui os 37 ministros”.

Para André de Paula, o presidente Lula tomou a decisão certa ao indicar um quadro político para o Ministério da Pesca. Segundo ele, para brigar pelos pescadores e pescadoras e por recursos no orçamento público, é de fundamental importância ter uma pessoa com trânsito e peso nos ministérios. “Eu, pessoalmente, questionava se seria a pessoa para liderar um ministério tão importante (...) Neste primeiro momento, que consolida a liderança do ministério, é muito importante que a liderança seja exercida por um político. Nós temos, por exemplo, que ir à luta por um espaço orçamentário que é fundamental para mudar as políticas públicas. Nós temos que ter uma ação transversal nos ministérios. Veja a importância da decisão do presidente Lula”, destacou.

André de Paula citou o nome da governadora Raquel Lyra (PSDB) no discurso diante dos pescadores e pescadoras sem fazer críticas. Candidato ao Senado derrotado em 2022, ele enalteceu o protagonismo da mulher na política do Estado. Acrescentou ainda que, se era para ser atropelado numa disputa eleitoral, como aconteceu, foi bom ter sido por uma mulher. “Se era para ser atropelado, que fosse por uma mulher, professora, competente e séria”, afirmou, citando o nome da senadora Teresa Leitão (PT).

Veja também

Newsletter