Antonio Anastasia é escolhido pelo Senado para vaga no TCU
Senador mineiro teve 52 votos e saiu vitorioso de disputa com Fernando Bezerra Coelho e Kátia Abreu
Com 52 votos, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido, nesta terça-feira (14), pelo Senado, para ocupar a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O senador mineiro foi escolhido em votação da qual também participaram a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que recebeu 19 votos, e Fernando Bezerra Coelho (MDB), que contou com apenas 7 votos. Essa foi a mais disputada indicação do Senado para vaga no tribunal dos últimos anos, em ocasiões anteriores o nome indicado era decidido de forma consensual entre os parlamentares, sem necessidade de votação. Desta vez, porém, houve acordo dos senadores para que houvesse a disputa no voto.
Leia Também
• Indicado à vaga no TCU, FBC ressalta experiência política e defende enfoque pedagógico do tribunal
Na prática, Anastasia passa a atuar como fiscal do Poder Executivo. Uma das tarefas do TCU é realizar o julgamento das contas do Governo Federal. A corte tem ainda, entre outras atribuições, a realização de inspeções e auditorias de repasses de verbas públicas.
A vaga
Anastasia assumirá a vaga aberta pela saída do ministro Raimundo Carreiro, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), e teve aprovado o seu nome pelo Senado, no dia 30 de novembro, para ser o novo embaixador do Brasil em Portugal. Carreiro só precisaria se aposentar em 2023, porém, recebeu a indicação de Bolsonaro. Ao todo, nove ministros compõem a corte. Eles têm cargo vitalício e só se aposentam compulsoriamente aos 75 anos ou a pedido. Com a ida de Anastasia à corte, quem assume a vaga no Senado é o diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos da Presidência do Senado, Alexandre Silveira, seu primeiro suplente