Antônio Campos completa um ano à frente da Fundaj
Apesar da conjuntura que tomou o Brasil nos últimos meses, com a pandemia do coronavírus (Covid-19), o presidente destaca que a Fundação conseguiu se manter atuante no fomento da cultura por meio de iniciativas digitais. "Suspendemos as atividades presenciais, pensando nas vidas, mas conseguimos manter a instituição ativa por teletrabalho. Realizamos nestes últimos dois meses a Festa Digital do Livro em homenagem a Clarice Lispector, um evento virtual de 18 horas ininterruptas lançamos o Festival de Curtas do Cinema da Fundação e seguimos oferecendo cursos de gestão e inovação pela Diretoria de Formação, além de colocar o Inova Fundaj, série de palestras, em plataforma virtual, já realizando cinco nesse formato", explica Antônio, frisando que a atuação da Fundaj durante a pandemia também foi de grande importância no monitoramento do avanço do vírus em Pernambuco. "Na área da pesquisa, temos divulgando semanalmente mapeamento da Covid-19 no Estado e em Alagoas, além de análises econômicas", frisa o presidente.
Ele destaca que outros eventos digitais já estão programados pela Fundação. Já amanhã, o ciclo de palestras Inova Fundaj recebe a família Dauelsberg para debater a sobrevivência da cultura durante a pandemia. Entre os dias 22 e 24 de junho, será realizado o São João na Rede com a Fundaj, para marcar a tradição nordestina, mesmo em situação de isolamento social. E, até o mês de julho, a Fundação lançará um projeto de apoio aos artesãos no enfrentamento da pandemia.
Para Antônio, as iniciativas promovidas pela Fundaj tem como meta principal o "desenvolvimento do Brasil a partir do Nordeste". "Fomentar a educação é a única forma de reduzir as desigualdades sociais em nossa região. Como disse o nosso patrono, Joaquim Nabuco, em O Abolicionismo: 'Será ainda preciso desbastar, por meio de uma educação viril e séria, a lenta estratificação de trezentos anos de cativeiro, isto é, de despotismo, superstição e ignorância'. A grande abolição, na atualidade, será aquela do desenvolvimento pela Educação e na Educação, com o viés de combate às desigualdades sociais", ressalta.
Veja também
Educação
Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor
Religião