Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Antônio Moraes critica "manobra" na eleição das comissões da Alepe e defende respeito ao regimento

Deputado alerta para risco de desrespeito às regras internas e cobra transparência

Foto: Roberta Guimarães/Alepe

A tentativa de instalar e eleger os presidentes das comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sem, supostamente, seguir o regimento interno gerou reação entre os parlamentares nesta sexta-feira (14). O deputado Antônio Moraes (PP), parlamentar mais antigo da Casa, criticou a antecipação da eleição e cobrou respeito às normas estabelecidas para garantir a transparência dos trabalhos legislativos.  

“Essa manobra é algo que nunca aconteceu neste Poder Legislativo, uma antecipação de instalação e presidência de comissões, sem haver demandas urgentes a serem discutidas. O regimento é claro ao informar que cabe ao presidente da comissão ou ao vice-presidente convocarem  a instalação e eleição dos integrantes, e deve ser cumprido. Temos que respeitar as regras para assegurar que o Legislativo siga com respeito, transparência e diálogo”, defendeu Moraes. 
 

A movimentação ocorreu após o deputado Rodrigo Farias (PSB), que preside a Casa na ausência de Álvaro Porto (PSDB), ter estabelecido o prazo para recebimento das indicações das bancadas até o final do expediente de quinta-feira (13). No entanto, o ofício do União Brasil, assinado pelo deputado Antônio Coelho, foi apresentado com assinaturas registradas até as 19h10, fora do prazo regimental.  

A tentativa de apressar o processo gerou questionamentos entre os deputados, que foram pegos de surpresa na manhã desta sexta-feira. “Não está acontecendo nenhum fato urgente para uma convocação unilateral”, finalizou Antônio Moraes.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 
 

Veja também

Newsletter