Ao lado de ministro, João Campos implanta programas federais no Recife
Ações serão voltadas para a juventude e também para catadores de recicláveis
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT-SE) veio ao Recife para, ao lado do prefeito João Campos (PSB), assinar o convênio para a implantação do programa Estação Juventude no município.
O ato de assinatura foi realizado, nesta quinta-feira (30), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Dom Hélder Câmara, localizado na comunidade do Coque, na Ilha de Joana Bezerra.
O objetivo do programa é promover maior acesso dos jovens de 15 a 29 anos, especialmente em situação de vulnerabilidade, às políticas públicas disponíveis, a fim de promover inclusão e participação social por meio de formações e oficinas.
"Estamos falando de algo que é poder fazer com que o Estado se faça presente na vida de quem mais precisa", afirmou João Campos.
O projeto trará ao Recife o Laboratório de Juventude Criativa, que tem a finalidade de potencializar iniciativas culturais e de economia criativa.
Leia Também
• Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho prioriza início do ano letivo
• TJPE empossa novos desembargadores em cerimônia solene nesta quinta-feira (30)
Na ocasião, prefeito e ministro inauguraram também um trailer do programa Conexão Cidadã, que visa proporcionar aos catadores de recicláveis da cidade uma oportunidade de profissionalização. João Campos aproveitou para anunciar que vai integrar ao acolhimento que será feito no trailer um prontuário com informações socioeconômicas sobre o catador.
"Hoje já temos 10 cooperativas associadas ao trabalho de limpeza da cidade. O desafio maior é chegar aos catadores autônomos para que, primeiro, eles tenham a dignidade garantida, com a retirada de documentos e o acesso a serviços. Depois, a gente trabalhar para que eles possam se estruturar em cooperativas, então esse equipamento vai ter papel de busca ativa. Ir para a rua buscar os catadores", detalhou o prefeito.
Já o ministro Márcio Macêdo elogiou a retomada dos programas voltados para incentivar e proteger as cooperativas de catadores no País, após terem sido interrompidos durante o governo anterior. Ele destacou que o Recife é a segunda capital a receber o projeto.
"Esse é um projeto piloto, que foi uma proposta do movimento dos catadores. São seis capitais que vão ser contempladas, Recife é a segunda que estamos instalando. É um projeto que esperamos que seja bem sucedido e possa ir para o Brasil inteiro", pontuou o ministro.
O evento reuniu também o vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB); o secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso; o representante da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Luiz Henrique; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Cleiton Moraes; e secretários municipais e vereadores do Recife.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.