Logo Folha de Pernambuco

Ao lado do presidente Lula, Silvio Costa Filho participa de conferência na Guiana

O evento teve como foco a discussão de temas como integração regional com portos e aeroportortos

Assessoria/Divulgação

Nesta quinta-feira (29), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada na Guiana. A comitiva contou ainda com os ministros Renan Filho (transportes), Waldez Goes (Integração) e Simone Tebet (Planejamento).

O evento teve como foco a discussão de temas como integração regional por meio dos portos e aeroportos, além das hidrovias que podem atender à Rota Ilha das Guianas. O objetivo principal é fortalecer os laços e contribuir para o desenvolvimento conjunto econômico e social na região do Caribe.

"O que propomos a todos é tornar os portos verdadeiras Plataformas de Integração Regional em termos de logística, indústria, comércio, turismo, cultura e tudo o que necessita para o Desenvolvimento Regional da América do Sul", destacou Silvio Costa Filho, durante a reunião bilateral com a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley.

O ministro apresentou os grandes portos e aeroportos, assim como as hidrovias que podem atender a região, todos temas de interesse bilateral. Ele ainda destacou que o Governo Federal tem trabalhando fortemente para definir o modelo de concessão hidroviário, algo inédito no Brasil, o que permitirá a exploração sustentável desses ativos estratégicos.

A exemplo dos portos, os aeroportos são componentes da Plataforma de Integração Regional. Linhas internacionais entre os países, serviços customizados, canal verde para as operações de comércio exterior, operadores logísticos autorizados, terminais logísticos, são algumas das propostas apresentadas ao governo da Guiana.

“Colocando lado a lado o que temos em orçamento público e em pipeline com o setor privado, para a Rota 1 – Ilha das Guianas, são quase R$ 6,5 bilhões ou US$ 1,3 bilhão”, destacou Silvio Costa Filho.

Caricom

A Caricom, estabelecida em 1973, com sede em Georgetown, busca promover a integração econômica, o desenvolvimento social, a coordenação da política externa e a cooperação em segurança entre seus membros. É integrada por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter