Após a tragédia no Morro, guia eleitoral foi o único ato de campanha de candidatos a prefeito hoje
Agendas de rua deste sábado (31) foram canceladas após desabamento em igreja no Morro da Conceição
No segundo dia de veiculação do guia eleitoral na TV e rádio, somente João Campos, candidato à reeleição pelo PSB, e o candidato a prefeito Gilson Machado (PL) exibiram programas eleitorais novos. A candidata Dani Portela (Psol) e Daniel Coelho (PSD) veicularam o mesmo guia que foi ao ar nessa sexta-feira (30), primeiro dia de exibição.
Com as agendas de campanha na rua canceladas em razão da tragédia causada pelo desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, o guia eleitoral foi o único recurso de campanha dos candidatos neste sábado (31).
O guia eleitoral foi aberto por João Campos, seguindo o revezamento estabelecido pela Justiça Eleitoral para a ordem de exibição. Gilson Machado, que abriu o guia no dia anterior, foi o segundo a veicular a propaganda de campanha. Dani Portela apareceu na sequência e Daniel Coelho encerrou o horário eleitoral obrigatório na TV.
João Campos
O atual prefeito do Recife, candidato à reeleição, destacou o programa Recife no Mundo, ressaltando que a cidade é a primeira do Brasil a fazer um intercâmbio com alunos do ensino fundamental. O guia exibiu imagens do prefeito recebendo os alunos no aeroporto.
“Essa turma aqui vai construir o futuro do Recife e mostrar que a educação é o melhor e mais forte caminho para a gente transformar vidas”, declarou o prefeito na peça publicitária.
Campos também afirmou esperar que “muitas cidades do Brasil façam” se referindo ao pioneirismo do Recife na iniciativa.
O guia eleitoral da Frente Popular do Recife encerrou fazendo uma dedicatória do programa às vítimas do desabamento no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Gilson Machado
O programa do candidato do Partido Liberal, Gilson Machado, explorou relatos de moradores. “nada a prefeitura fez, são muitos moradores de rua, usuários de droga, e a gente não tem segurança”, disse uma das entrevistadas pelo guia eleitoral.
Machado apareceu ao lado da candidata a vice, Leninha Dias (PL), na rua Matias de Albuquerque, de onde relatou cumprir uma missão dada pelo ex-presidente Bolsonaro, e que a sua caminhada “incomoda muita gente, principalmente a turma de Geraldo Júlio e de Paulo Câmara”, fazendo clara referência ao grupo socialista do prefeito João Campos.
O candidato citou um “estado de abandono” do Centro, os moradores de rua “comendo pombos”, problemas com o trânsito, com o transporte público e perguntou “é fake news?”, sendo sucedido por Leninha Dias, que disse que o Recife precisa ser “inclusiva para todos” e pediu votos para Gilson.
A propaganda encerrou com uma mensagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ao pedir votos para o correligionário na cidade, utilizou o slogam “é só votar que a direita volta”.
Dani Portela
Dani Portela, da coligação “Recife Com a Cara da Gente” abriu o seu tempo de programa eleitoral se apresentando e afirmando que quer ser “a primeira mulher negra prefeita do Recife”. Com apenas meio minuto de televisão, Dani convidou o público a conhecer suas propostas por meio das redes sociais.
Daniel Coelho
No guia eleitoral deste sábado, a coligação “Recife Levada a Sério” de Daniel Coelho repetiu o vídeo veiculado no dia anterior, em que questiona a desigualdade social, o déficit habitacional e a precariedade de moradias no Recife.
A peça publicitária inicia com a exibição de cartazes com as mensagens “Já tomou café hoje, prefeito? eu não”, logo em seguida, Daniel Coelho surge caminhando por ruas da cidade e visita uma senhora que mora numa casa improvisada embaixo de uma ponte.
“Eu sou uma sobrevivente do fogo e da enchente” relata a senhora. Daniel Coelho encerrou o guia dizendo que a situação “deve ser olhada com carinho para poder transformar”.