Após nota de Bolsonaro, Clarissa e Júnior Tércio recuam e se dizem "contra violência" em Brasília
Após publicar vídeos em apoio ao ato terrorista realizado por bolsonaristas no domingo (8) nas redes sociais, a deputada estadual Clarissa Tércio e o marido dela, o vereador do Recife Júnior Tércio (PP), publicaram uma nota em que recuam do posicionamento, dizendo-se “totalmente contra qualquer ato de violência”. Segundo o casal, a mudança de tom é um “alinhamento” à posição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também se declarou contrário à prática de ações violentas.
Leia Também
• "Bolsonaro é um mau perdedor", diz Luciana Santos
• Atitude de Bolsonaro pós-eleição estimulou o vandalismo em Brasília, segundo Fernando Lins
• Bolsonaristas encampam ofensiva contra o sistema eleitoral
Durante a invasão às sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), a parlamentar, eleita deputada federal, postou um vídeo que mostra os golpistas na Praça dos Três Poderes. Enquanto as imagens eram exibidas, a mulher que fazia a filmagem bradava em favor do grupo.
“Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. Todo o povo está aqui em cima. Olha só, minha filha. Isso vai entrar para a História. A História dos meus netos, dos meus bisnetos. A casa é nossa. Agora a gente não sai mais”, exclamava. Na legenda, estava escrito: “Brasília hoje, oremos pelo Brasil!”. A publicação foi repostada pelo vereador e deputado estadual eleito Júnior Tércio.
Horas depois da postagem, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma nota dizendo que “depredações e invasões de prédios públicos [...] fogem à regra” e atribuindo à esquerda esse tipo de conduta.
Assim, o casal editou as legendas das publicações e publicou uma nova nota afirmando que é contra “qualquer ato de violência, vandalismo ou de destruição do patrimônio público, que venha ameaçar a nossa democracia”.
Coronel Feitosa
Outro político pernambucano que se manifestou favorável à invasão ocorrida no domingo foi o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL). Ao longo do dia, ele publicou vídeos dos golpistas em Brasília. Em um dos stories, o parlamentar afirma que os "manifestantes" eram pacíficos e que havia "infiltrados" no grupo. No feed, há um post com imagens dos bolsonaristas em marcha pela Esplanada dos Ministérios com a legenda informando apenas o local e a data.
A reportagem procurou o Governo do Estado para comentar as publicações dos Tércio, que são da base governista, mas, até o momento da publicação, não obteve retorno.