Logo Folha de Pernambuco

Após restrições, campanhas dos candidatos a prefeito do Recife adotam cautela e alternativas

As restrições impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para as campanhas eleitorais no Estado continuam afetando a rotina dos candidatos a prefeito do Recife. A maioria dos postulantes segue optando por agendas internas, enquanto outros candidatos tentam visitar bairros e comunidades, evitando causar aglomerações. 

Ontem, o feriado de Finados marcou mais um dia de campanha mais comedido. O candidato pela Frente Popular, João Campos (PSB), se reuniu com o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista, e assinou cartas compromisso com o plano Recife 500 anos e com o Programa Cidades Sustentáveis. Hoje, ele mantém o ritmo restrito, com gravações para o guia e reuniões internas.

A Delegada Patrícia (Podemos) também apostou em um encontro interno com a sua coordenação de campanha. Apostando em uma das suas principais bandeiras de campanha, a causa animal, a prefeiturável debateu propostas voltadas para a área, com a criação da Secretaria de Amparo e Proteção aos Animais, além do programa de chipagem e castração nos bairros. O Hospital Veterinário também deverá funcionar 24h, com atendimento ampliado. Hoje, ela mantém a agenda restrita com reuniões fechadas e gravações do guia. No entanto, ela também fará um giro por bairros da Zona Norte, percorrendo pontos específicos, conversando com eleitores, sem permanência e evitando aglomeração.

Já Marília Arraes (PT) voltou o foco para o combate à violência contra a mulher. Ela defendeu o uso de tecnologias para evitar crimes e criar canais de denúncia. Para isso, ela defende parcerias com a Emprel e o Porto Digital.

Mantendo o tom mais duro e incisivo, Mendonça Filho (DEM) e sua vice Priscila Krause (DEM) visitaram obras paradas da Cidade. Ao todo, a blitz dos democratas realizou sete visitas em oito projetos distintos em diferentes localidades da Capital, nos setores de habitação, saúde, mobilidade urbana, saneamento básico e educação. Já o candidato do PSL, Carlos Andrade Lima, foi mais radical na sua estratégia e foi até Salvador para gravar o seu guia eleitoral. O objetivo é provar a viabilidade de uma promessa que virou carro-chefe de sua campanha: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O postulante visitou as obras de construção do equipamento na capital da Bahia.

Outras cidades

Não foi somente no Recife que os prefeituráveis tiveram que se adaptar ao novo ritmo da campanha. No Sertão, o prefeito e candidato à reeleição de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), deixou de lado as tradicionais carreatas e deu lugar a encontros virtuais e conversas pelas redes sociais para evitar aglomerações. Na última sexta, seus adversários Odacy Amorim (PT) e Julio Lossio Filho (PSD) também cancelaram todas as suas agendas de campanha.

No Agreste, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que respeitará a determinação do TRE-PE e pediu engajamento nas suas redes sociais. Seu adversário Delegado Lessa (PP) também declarou seu compromisso com as normas do TRE-PE e realizou agendas de campanha, evitando aglomerações. Já o também candidato a prefeito de Caruaru Marcelo Gomes (PSB) fez reunião virtual com os candidatos a vereador aliados para tentar reposicionar a campanha para o novo momento.

Veja também

A Sinhazinha aprendeu a xingar com o Véio do Pastoril
OPINIÃO

A Sinhazinha aprendeu a xingar com o Véio do Pastoril

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter