Arthur Lira adota cautela ao comentar decisão do STF e PP espera apoio do PSB na eleição da Câmara

Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, nesta segunda-feira (07), no Palácio do Campo das Princesas, o deputado alagoano Arthur Lira, candidato à presidência da Câmara Federal. Ao deixar o local, o parlamentar afirmou que a conversa serviu para deixar claro suas ideias para o País e sua agenda na disputa pelo comando da Casa Legislativa. Na ocasião, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, também fez questão de destacar a boa relação com o PSB e fazer elogios a Paulo Câmara - que, segundo o progressista, é "a maior liderança do PSB a nível nacional".

"Historicamente nós temos uma aliança bem consolidada aqui em Pernambuco dos Progressistas com o PSB e o governador é a maior liderança do partido a nível nacional. A gente tem conversado com o presidente Carlos Siqueira, com toda a bancada. Existe um sentimento, se depender da bancada, que eu acho que é muito pró-Arthur. Eu acho que a gente pode consolidar bem essa candidatura, que tem toda a expectativa de ser vitoriosa com o apoio do PSB", apostou Ciro Nogueira.

Sobre a decisão do STF que barrou a recondução dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira defendeu a cautela. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu, no final da noite deste domingo (6/12), que a reeleição para os cargos é inconstitucional. O placar ficou em 6 a 5 contra a reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP), no Senado, e 7 a 4 contra a de Rodrigo Maia (DEM-RJ), na Câmara.

Arthur Lira, contudo, defendeu a cautela sobre o assunto. "A gente tem que ter muita calma. A decisão ainda não foi formatada. O julgamento ali só acaba quando tiver a contagem dos votos. A definição de como vão ficar as definições. Ali já foi um recado muito incipiente, muito firme que o Supremo Federal respeita a independência e a autonomia dos poderes", afirmou.

O parlamentar também adiantou que vai percorrer o País para encontrar com lideranças políticas e apresentar suas propostas. Sobre a visita ao governador Paulo Câmara, ele afirmou que foi muito bem recebido.

"Visita de cortesia com a bancada de PE e governador Paulo Câmara (PSB) para colocar justamente o que a gente pensa na Câmara e o que acha que vai ser discutido nos próximos meses. Discutir as pautas que o Brasil precisa tanto do interesse dos partidos de esquerda, de centro, de direita, como é normal. Muito bem recebidos aqui pelo governador e pela bancada dos colegas de Pernambuco. Saímos daqui direto agora para Brasília", disse. 

Veja também

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Quase 40 mulheres 'de todo o mundo' acusam o falecido magnata Mohamed Al Fayed de agressões sexuais
REINO UNIDO

Quase 40 mulheres 'de todo o mundo' acusam o falecido magnata Mohamed Al Fayed de agressões sexuais

Newsletter