Arthur Lira adota cautela ao comentar decisão do STF e PP espera apoio do PSB na eleição da Câmara
O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, nesta segunda-feira (07), no Palácio do Campo das Princesas, o deputado alagoano Arthur Lira, candidato à presidência da Câmara Federal. Ao deixar o local, o parlamentar afirmou que a conversa serviu para deixar claro suas ideias para o País e sua agenda na disputa pelo comando da Casa Legislativa. Na ocasião, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, também fez questão de destacar a boa relação com o PSB e fazer elogios a Paulo Câmara - que, segundo o progressista, é "a maior liderança do PSB a nível nacional".
"Historicamente nós temos uma aliança bem consolidada aqui em Pernambuco dos Progressistas com o PSB e o governador é a maior liderança do partido a nível nacional. A gente tem conversado com o presidente Carlos Siqueira, com toda a bancada. Existe um sentimento, se depender da bancada, que eu acho que é muito pró-Arthur. Eu acho que a gente pode consolidar bem essa candidatura, que tem toda a expectativa de ser vitoriosa com o apoio do PSB", apostou Ciro Nogueira.
Sobre a decisão do STF que barrou a recondução dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira defendeu a cautela. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu, no final da noite deste domingo (6/12), que a reeleição para os cargos é inconstitucional. O placar ficou em 6 a 5 contra a reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP), no Senado, e 7 a 4 contra a de Rodrigo Maia (DEM-RJ), na Câmara.
Arthur Lira, contudo, defendeu a cautela sobre o assunto. "A gente tem que ter muita calma. A decisão ainda não foi formatada. O julgamento ali só acaba quando tiver a contagem dos votos. A definição de como vão ficar as definições. Ali já foi um recado muito incipiente, muito firme que o Supremo Federal respeita a independência e a autonomia dos poderes", afirmou.
O parlamentar também adiantou que vai percorrer o País para encontrar com lideranças políticas e apresentar suas propostas. Sobre a visita ao governador Paulo Câmara, ele afirmou que foi muito bem recebido.
"Visita de cortesia com a bancada de PE e governador Paulo Câmara (PSB) para colocar justamente o que a gente pensa na Câmara e o que acha que vai ser discutido nos próximos meses. Discutir as pautas que o Brasil precisa tanto do interesse dos partidos de esquerda, de centro, de direita, como é normal. Muito bem recebidos aqui pelo governador e pela bancada dos colegas de Pernambuco. Saímos daqui direto agora para Brasília", disse.