Logo Folha de Pernambuco

Assembleia decreta cinco dias de luto e deputados lamentam perda de Patriota

Deputado estadual morreu na manhã desta terça (17), vítima de um câncer

Deputados Álvaro Porto e José Patriota - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco suspendeu as atividades previstas para esta terça-feira (17) e decretou luto oficial de cinco dias, em virtude do falecimento do deputado estado José Patriota (PSB).

Aos 63 anos, o parlamentar estava em seu primeiro mandato na Alepe. Vítima de um câncer desde 2018, passava por tratamento em um hospital no Recife, mas não resistiu. Morreu na manhã desta terça.

Em comunicado oficial, a Alepe justificou a decisão:

"Considerando ter exercido a presidência da Comissão de Assuntos Municipais deste Poder, com dedicação, zelo, transparência, equilíbrio e, sobretudo, com eficiência, além de ter ocupado a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por 10 anos consecutivos, e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira por dois mandatos"

 

Para o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB),a morte de Patriota é uma perda para a política.

"É com imensa pesar que recebemos a notícia da morte do deputado e grande líder sertanejo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito, prefeito, secretário de estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai de cena deixando um exemplo de trabalho, de  comprometimento com suas convicções e também de luta e resiliência. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus nos conforte nesta hora de dor e saudade.

 Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco



Alberto Feitosa (PL)

“Um homem e político sério , dedicado, comprometido com Pernambuco e principalmente com sua região: o Sertão do Pajeú. Pra mim deixará saudades” 


Edson Vieira (União Brasil)

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota, uma grande referência política do nosso estado. Patriota, foi um incansável defensor dos trabalhadores rurais, iniciando sua trajetória no movimento sindical e alcançando marcos notáveis na vida pública
Sua passagem como vereador, vice-prefeito e, posteriormente, prefeito de Afogados da Ingazeira, foi marcada por uma gestão inovadora e comprometida com o bem-estar da população, como presidente da AMUPE, seu trabalho em prol dos municípios pernambucanos foi reconhecido por todos, e sua ascensão à Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou o seu comprometimento com o fortalecimento do municipalismo. Em 2022, foi eleito deputado estadual, onde continuou a lutar pelo desenvolvimento do nosso estado.
À família, amigos e todos os que tiveram o privilégio de conhecer José Patriota, deixo minhas mais sinceras condolências e a certeza de que seu legado permanecerá vivo entre nós. Que Deus conforte a todos neste momento de dor.

 

Kaio Maniçoba (PP)

É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do nosso amigo, o deputado José Patriota.
Expresso nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos de Patriota, que partiu aos 63 anos após uma valente luta contra o câncer
José Patriota foi um exemplar servidor público, dedicando sua vida ao bem-estar da população de Afogados da Ingazeira e ao desenvolvimento do Sertão. Sua trajetória, que inclui sua atuação como prefeito, deputado estadual e presidente da Amupe, deixa um legado de compromisso e serviço a Pernambuco que será sempre lembrado
Que sua memória continue a inspirar todos que o conheceram e admiraram
Com respeito e pesar,

Renato Antunes (PL)

"Muito triste com a partida do nosso professor de cidadania, respeito ao diálogo e política da coletividade.
O Patriota era acima da média, longe dessa baixaria que tá acontecendo em São Paulo"

Diogo Morais (PSB) 

"Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi um grande amigo. Pernambuco perdeu um líder político que inspirou muitas gerações e o Pajeú perdeu um dos seus representantes na Assembleia Legislativa.
O deputado José Patriota, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e um defensor do municipalismo, nos deixou. Por muitos anos, Patriota presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco e foi uma referência na luta por um novo pacto federativo.
Além de dividir a bancada com ele como deputado estadual e poder aprender muito, tive a satisfação de ser do mesmo partido. Aliás, sempre fomos filiado à mesma legenda, ao PSB de Miguel Arraes e de Eduardo Campos.
Neste momento tão triste para todos nós, desejo conforto a sua família, amigos e eleitores. Que Patriota seja acolhido no céu com muito amor, como ele merece". 

Nino de Enoque (PL)

“Foi com imensa tristeza que recebi, na manhã de hoje, a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota. Exemplo de homem público, que deixa um importante legado para a política de Pernambuco. Que Deus conforte o coração de toda a família e amigos, neste momento de profunda dor e tristeza”. 

Antonio Coelho (UB) - secretário de Turismo e Lazer do Recife e deputado estadual licenciado

"É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do amigo e colega deputado, José Patriota. Um homem público cuja trajetória de vida é de muitos serviços prestados a Pernambuco, seja como parlamentar na Assembleia Legislativa, seja como prefeito de Afogados da Ingazeira, seja como presidente da Amupe. O deputado José Patriota foi, sem dúvida, uma das grandes lideranças do nosso sertão e do nosso estado. 

Tive o prazer de ser deputado junto com ele na Assembleia Legislativa nesses últimos anos. Um período no qual tive a oportunidade de conhecê-lo melhor. Ele foi uma pessoa que sempre enfrentou os desafios da vida com coragem e dignidade, sendo um exemplo de força e resiliência. O deputado José Patriota será sempre lembrado com respeito e carinho. 

Neste momento de luto, quero externar os meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos". 

 Dani Portela (Psol)

É com profundo pesar e tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu querido companheiro de plenário, José Patriota.

Um homem com uma carreira política exemplar, nascido no Sertão do Pajeú e uma figura bastante atuante na luta municipalista. Uma pessoa que sempre teve como norte de suas ações a sensibilidade, a empatia e a responsabilidade social. Me lembro com carinho e respeito de todas as longas conversas que tivemos sobre como ser uma parlamentar preocupada com a justiça social.

Hoje, Patriota se foi e deixou muitos familiares, amigos e apoiadores um pouco mais tristes. Pessoas que sempre o enxergarão como uma referência. Para ele, que foi deputado estadual, prefeito de Afogados da Ingazeira e presidiu por anos a Associação Municipalista de Pernambuco, meu muito obrigada, por tudo que fez em prol de nosso povo.

Descanse em paz, Patriota! Seu legado nunca será esquecido.

Waldemar Borges (PSB)
 

Hoje (17/09) Pernambuco perdeu um dos seus melhores deputados, a política perdeu um dos seus mais dignos, competentes e comprometidos representantes e eu, particularmente, perdi um amigo a quem estimava e admirava. José Coimbra Patriota Filho nos deixou aos 63 anos. Era um político aguerrido, incansável, trabalhador, democrata e compromissado com tudo que se envolvia.  Dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública, tendo sido assessor da Fetape, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, sua terra natal, secretário estadual, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por cinco mandatos consecutivos e estava em seu primeiro mandato de deputado estadual. Como colega na Alepe sempre foi ativo, presente, íntegro e defensor dos interesses do povo pernambucano. José Patriota conhecia como poucos as áreas mais remotas de Pernambuco e será sempre lembrado por sua luta em favor dos mais vulneráveis e pelo seu amor pelo Sertão. Quero deixar meu abraço carinhoso a sua esposa Madalena e aos filhos Patriane, Juliana, Marília e Neto. Meus sentimentos a todos que tiveram o privilégio de conviver com José Patriota.

Veja também

Newsletter