Assista à sabatina do candidato ao Governo de Pernambuco Anderson Ferreira na Rádio Folha
A entrevista foi ancorada pelo radialista Jota Batista e contou com a participação de colunistas
Assista à sabatina da Rádio Folha 96,7 FM com o candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira.
A entrevista foi ancorada pelo radialista Jota Batista e contou com a participação de colunistas da Folha de Pernambuco.
Assista ao vivo:
A sabatina foi ao ar no Folha Política até o meio-dia.
Nos primeiros 30 minutos de debate, foram abordados temas administrativos como saúde, segurança pública, educação e cultura, infraestrutura, desenvolvimento econômico, e os últimos 30 minutos, dedicados a falar sobre política partidária.
A sabatina com Anderson Ferreira deu sequência à série com todos os candidatos ao Governo de Pernambuco nestas eleições, que vai até o próximo dia 31.
Sobre ser governador
Eu tenho muita fé no nosso trabalho. Nós governamos uma cidade dificil de se governar, que é Jaboatão, em pior momento, que houve pandemia. E apresentamos resultados que transformaram as vidas das pessoas, em obras estruturais, obras de assistência sociais. Fizemos entregas de mais de 2 mil habitacionais, a maior de Jaboatão. Conseguimos requalificar e asfaltar mais de 2 mil ruas, construímos parques, inclusive o maior de Pernanambuco, com 87 mil metros quadrados. Entregamos um novos trecho de orla á população. Então, nosso governo, de fato, transformou a vida das pessoas. Pegamos uma cidade que era difícil de se governar e dita por muito que era problema e transformamos o que era problema em exemplo, com dois prêmios da ONU por execelência em gestão pública, e, principalmente, pelo reconhecimento da população, que voltou a ter orgulho de ser jaboatonense.
Negacionismo
Quem está falando em negacionismo é vocês, porque o presidente foi muito firme no posicionamento dele. Chegou vacina, chegou auxílio emergencial, chegou auxilio empresa no período de pandemia. Nós tivemos aqui um incremento do Auxilio Brasil, de 600 reais. Não tenho dificuldade de estar no palanque do presidente Bolsonaro. Quero falar de como investimentos na saúde em Jaboatão num periodo mais difícil, mas construindo pontes. A maior PPP e a única no Brasil de saúde foi construída em Jaboatão. Nós estamos em curso nessa PPP, que é um investimento de R$ 750 milhões para a saúde em Jaboatão. Final do ano se conclui essa parte da PPP. Então, nós vamos com esse incremento impulsionar ainda mais área de saúde que foi tão atingida. Mas num momento de dificuldade o que fizemos? Construímos pontes: chamei o Banco Mundial e BNDES e pedi para que eles pudessem fazer um novo projeto, único no Brasil, que era uma PPP diante de um resultado que eu tive na PPP de iluminação pública. Pegar no serviço dificil e apresentar resultados, estou preparado. E ao lado de Bolsonaro, vamos construir um alinhamento que não se ver em Pernambuco. Eu desde 2010, estou no PL e hoje tenho o presidente Bolsonaro no nosso partido. Toda a população sabe que eu sou o candidato do presidente Bolsonaro. Aqui, a gente veio debater Pernambuco.
Saúde em Jaboatão
A gente pegou uma gestão que há décadas estava rotulada como gestões que não apresentavam resultados, com intervenções. Muitos candidatos destruíram a nossa cidade. Quando assumi, assumi com a cidade sucateada. Agora, não estou aqui para dizer que resolvi todos os problemas de Jaboatão. Estou aqui para dizer que viramos a chave.Fizemos em Jaboatão uma história que em décadas não fizeram. Colocamos Jaboatão na rota do crescimento, trazendo iluminação pública de ampliação e de led, com a maior PPP de iluminação pública de Pernambuco. Fizemos reformulação na saúde, educação. A saúde ganhou prêmio da ONU, com o o Jaboatão Prepara. Os indicadores de Jaboatão só eleveram. A nota máxima do Tesouro Nacional é Jaboatão. Montamos um complexo administrativo com planta horizontal sem divisória de paredes. Quer transparência maior que essa? Nossos secretários foram escolhidos não por acordo políticos, mas por serem técnicos. É isso que vou fazer no meu governo. Eu vou governar nas ruas com o povo.
Educação e Cultura
Nós tivemos uma esperiência exitosa com com o prêmio da ONU na área de Educação, que foi o Jaboatão Prepara. O que me preocupa muito hoje é a questão da merenda. Merenda hoje é uma vergonha nas escolas públicas estaduais. Não temos preparação para o jovem se inserir dentro do mercado de trabalho já nas escolas. Quando a gente fala em educaçao, lembra do cardápio personalizado que criamos em Joboatão. Se a criança tem hipertensão, diabetes, os pais comunicam a escola e a merenda é preparada de acordo com a necessidade do aluno. Nós temos também uma experiência da presença facial, que reduziu a evasão, deu mais tecnologia para que os alunos tivessem acesso às informações. A presença facial é um aparelho na escola que detecta a presença dele e com isso a merendeira sabe a quantidade de alunos presentes e não tem desperdício de merenda. O professor não precisa perder tempo com chamada oral; e o pai, que recebe uma mensagem de SMS quando o aluno não passa por esse aparelho. Vamos usar a tecnologia, mas aproximando a família do aluno. O que tá dando certo a gente continua, mas o dificil é encontrar algo que está dando certo em Pernambuco.
Chuvas em Jaboatão
Não tenho dificuldade de falar desse tema. Na área demonte verde foram investidos 10 milhões de reais. Choveu o que não choveu há décadas. Aquilo foi uma tragédia da força da chuva. Joaboatão é quinta cidade do país em áreas de morro. Em cinco anos, investimentos mais de 60 milhoes de reais, com mais de 2 mil de habitacionais entregues, mas tem que ter parceria do governo federal, do governo estadual. Ecom certeza no decorrer de décadas a gente consegue converter. A minha parte eu fiz e está comprovado, com os investimentos em curso.
Interiorização do Turismo
A gente tem o turismo religioso, que é forte, o do litorla norte, que está abandonado. Mas as estradas não ajudam. Infelizemente elas inviabilizaram isso. Temos que fazer esses investimentos, porque nós temos um potencial muito forte para o turismo religioso. As estradas estão inviablizando o turismo. A água é outro problema.Essas são duas prioridades do nosso governo. Tem candidato que vai prometer a mãe. Não entrega, mas vai prometer.
Economia
A gente precisa potencializar a economia em cada Região. Quando a gente fala em RMR, lembrados de Suape, que foi criada para ser a mola propulsora do estado evirou uma piada. Tá la Suape abandonado porque não traz investimentos. o governo fica numa ilha isolada. Fui prefeito deJaboatão, sem Bolsonaro, éfui reconhecido pela ONU. Quanto ao estaleiro, o governo não se habilita. O que precisar é relação comercial e buscar parcerias. Eu não acredito que o modo PSB de governar está preocupado com o povo, o IPVA é um exemplo disso.
Danilo
Primeiro, ele tem que olhar para o padrinho dele, que é Paulo Câmara. Não estou aqui para descontruir biografias de ninguem, mas transformei Jaboatão. o estado está como está por conta do modo PT e PSB de governar. Se você for perguntar o que Bolsonaro enviou a cada cidade, os candidatos vão confirmar. O êxito de Caruaru, Petrolina Jaboatão deve-se ao governo Bolsonaro. O que governo Bolsonaro errou? Na propaganda, porque ele só se preocupou em trabalhar. Quem colocou comida no prato de quem precisa foi o presidente Bolsonaro,com o auxílio de 600 reais. Hoje o presidente tem um candidato que vai debater Pernambuco, mas se os adversários quiserem debater outras coisas, a gente debate. O Danilo tem que entender que não vou entrar no jogo dele. Eles que briguem no quintal deles. Pernambuco vai ter um candidato diferente. Eu abri mão de 3 anos de mandato como prefeito de uma gestão de resultados. Isso ninguém pode tirar de mim. Reconhecimento a gente da população, do tesouro nacional.
Metrô
O governo de Pernambuco deve ao metrô uma quantia exorbitante. Quando se fala em metrô, tem que se falar em transporte urbano. Vou chamar a responsabilidade para mim, mas no meu governo.
Bloco de oposiçao
Da outra vez, que teve dois candidatos, só favoreceu ao PSB.
Equipe técnica
Eu já demonstrei o quanto sou desprendido que minha chapa é puro sangue. Quem pensa que vou fazer acordo político para lotear meu governo está enganado. O presidente bolsonano me disse que sou competente e determnado, que meu governo pertence ao povo pernambucano como o dele pertence ao povo brasileiro. o que preciso avaliar é a capcidade técnica e se ele está aliado ao meus valores. Minhas convicções são inegociáveis. Mas ideologicamente não abro mão, porque são meus princípios e meus valores.
Evangélico
Eu sou evangélico e governo para todos. Meus princípios cristãos são inegociáveis.
Considerações finais
Quero agradecer ao povo pelo carinho que tenho recebido nas ruas, por entender que sou um candidato de propostas e não de promessas. Etamos debatendo Pernambuco em cada lugar do estado. Vou governar para todos. Quero, com muita fé e trabalho, mudar a realidade de Pernambuco e farei, sim, com a força do povo e com muita fé.