Audiência pública na Alepe discute ocupações nas instituições de ensino
Após as diversas ocupações em instituições de ensino no País e no Estado, as comissões de Educação e Cultura e de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promovem, nesta sexta-feira, uma audiência pública para tratar as movimentações estudantis nas unidades de ensino. O momento acontecerá no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, a partir das 9h.
Em Pernambuco, segundo a União dos Estudantes Secundaristas (Uespe), 24 escolas e institutos federais já foram tomados por estudantes, além de 15 unidades das universidades públicas e ainda a Unicap. Os atos são contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 55, conhecida como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, que institui um novo regime fiscal durante 20 anos.
Para a presidente da Comissão de Educação e Cultura, a deputada Teresa Leitão (PT), as ocupações das instituições de ensino são legítimas. “Os estudantes têm direito de protestar contra medidas que os afetam diretamente e que podem comprometer o futuro de uma geração. Além disso, as ocupações têm sido realizadas de forma organizada, na mais perfeita ordem”, afirmou.
Já confirmaram presença na audiência pública o vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Brito, e a diretora do Centro de Educação da UFRPE, Mônica Lopes. Representantes do OCUPE UFPE, OCUPE UPE, OCUPE UFRPE e OCUPE Cândido Duarte também participarão da audiência.