Logo Folha de Pernambuco

Audiência Pública sobre a Escola de Sargentos sofre nova mudança. A previsão agora é para outubro

O Forúm socioambental de Aldeia sugeriu mudanças no projeto

Deputado estadual Renato Antunes (PL) - Foto: Divulgação

Leia Também

• Escola de Sargentos do Exército é um investimento consolidado, diz Augusto Coutinho

A audiência Pública para debater a implantação da Escola de Sargentos das Armas em Pernambuco foi adiada novamente, desta vez para o mês de outubro, mas ainda sem data definida. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (21) pelo deputado estadual Renato Antunes (PL). Antes do anúncio, o encontro estava marcado para o dia 15 de agosto e depois remarcado para 18 de setembro.

“Nos foi apresentado pelo Fórum socioambiental de Aldeia uma proposta de mudança no projeto original, que vai atenuar o impacto ambiental. O exército recebeu com bom grado essas propostas e pediu um prazo pra fazer uma contraproposta”, afirmou o parlamentar na sessão ordinária desta segunda-feira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Em maio de 2023, o Governo Estadual instituiu o Grupo de Trabalho para monitorar a implantação do equipamento público da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro. De acordo com o Palácio do Campo das Princesas, a estimativa é de que 28 mil empregos sejam criados por meio do equipamento, que é a maior escola militar da América Latina, segundo destacou Antunes. 

Mas, o projeto que deve ser construído na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, Região Metropolitana do Recife (RMR), é também uma das obras de maior impacto ambiental para Pernambuco. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o investimento é de quase R$1,8 bilhão e prevê o desmatamento de 180 hectares de mata atlântica regenerada.

Renato Antunes citou a explanação dada pelo professor Herbert Tejo, presidente do Fórum socioambiental de Aldeia, sobre os problemas ambientais que devem ser causados pela construção da escola, e agradeceu ao Exército “pela compreensão de estudar o que foi apresentado”. O parlamentar finalizou dizendo que o Grupo de Trabalho buscará “uma solução que seja boa para Pernambuco”.

 

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Newsletter