Bancadas estadual e federal de Pernambuco discutem soluções para Transnordestina

Encontro acontece nesta segunda (12) na Assembleia Legislativa

Transnordestina - Hesíodo Góes/Arquivo Folh

A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina em Pernambuco, presidida pelo deputado João Paulo (PT), realiza nesta segunda-feira (12), às 10h30, sessão que irá reunir deputados estaduais, federais e senadores de Pernambuco para discutir caminhos que possam garantir a reinserção do trecho Salgueiro-Suape na ferrovia. “A união das bancadas, independente de partidos, mostra que esse projeto é um projeto de Estado e de Brasil, muito maior que qualquer divergência política”. Já confirmaram presença no auditório Sergio Guerra, na Assembleia Legislativa, a senadora Teresa Leitão (PT) e os deputados Túlio Gadelha (Rede), Pedro Campos (PSB), Maria Arraes (Solidariedade) e Fernando Monteiro (Progressistas), entre outros parlamentares.

A Frente Parlamentar, criada em março deste ano, tem se empenhado em reverter a decisão da TLSA, responsável pela construção da Transnordestina, no apagar das luzes do governo Bolsonaro, de retirar do projeto o trecho da ferrovia entre Salgueiro-Suape, privilegiando apenas o porto de Pecém, no Ceará. Na última reunião da Frente Parlamentar, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, apresentou mapas e dados que comprovam a viabilidade técnica e econômica da continuidade das obras do ramal pernambucano. Na ocasião, Cavalcanti afirmou que a “amputação” de Pernambuco na obra “fere de morte a economia pernambucana”.

“Já entendemos que é uma decisão política e é por esse caminho que vamos percorrer. Porque não tem absolutamente nenhum embasamento técnico e econômico que sustente a retirada do nosso estado do projeto da ferrovia”, afirmou João Paulo.
 

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

Cachorro batizado de Upinha por ficar semanas em frente a uma UPA em Olinda busca tutor responsável
Folha Pet

Cachorro batizado de Upinha por ficar semanas em frente a uma UPA em Olinda busca tutor responsável

Newsletter