Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Biometria: eleitores de 35 municípios de Pernambuco têm até 27 de março para cadastro

Urna eltrônica Urna eltrônica  - José Cruz/Agência Brasil
Dos 45 municípios de Pernambuco que participam do atual Ciclo Biométrico (2018-2020), 35 ainda estão com o processo de recadastramento aberto. Nestes 35 municípios, 140 mil eleitores ainda precisam comparecer aos cartórios eleitorais para ter as digitais coletadas e, assim, ficarem aptos a votas nas eleições de outubro. O prazo termina em 27 de março. [Veja abaixo a relação dos 35 municípios cujos eleitores precisam fazer a biometria]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) pede aos eleitores que ainda não fizeram a biometria que agendem o atendimento no site e compareçam aos cartórios. É importante não deixar para última hora, uma vez que o eleitor que deixar de fazer a biometria obrigatória terá o título cancelado e, assim, não poderá votar em outubro.

Com o título cancelado, entre outros transtornos, ele não poderá tirar/renovar passaporte, contrair empréstimos em bancos oficiais, fazer matrícula em universidades públicas e tomar posse em cargos públicos. Até benefícios sociais, como o Bolsa Família, fica ameaçado. Servidores públicos, por sua vez, poderão ficar sem receber seus vencimentos.

Pernambuco tem 6.690.861 eleitores. Destes, 5.637.505 (84,26%) já votam ou vão votar se identificando com as digitais, o que garante mais segurança e transparência ao processo eleitoral. O último Ciclo obrigatório (2020-2022) terá início após as eleições e abrangerá 28 municípios.

Lista dos 35 municípios:
Abreu e Lima
Angelim
Alagoinha
Afrânio
Água Preta
Betânia
Belo Jardim
Bom Conselho
Cabrobó
Condado
Chã Grande
Cumaru
Carnaubeira da Penha
Feira Nova
Gravatá
Itaquitinga
João Alfredo
Joaquim Nabuco
Lagoa Grande
Lagoa de Itaenga
Lagoa dos Gatos
Maraial
Ouricuri
Orobó
Orocó
Paudalho
Panelas
Primavera
Quipapá
Santa Maria da Boa Vista
São João
São Benedito do Sul
Vertentes
Venturosa

Veja também

Newsletter