Câmara aprova projeto de desapropriação do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio
Projeto recebe 28 votos favoráveis e avança sem oposição
A Câmara dos Vereadores do Recife aprovou, em votação, realizada nesta terça-feira (25), a proposta da prefeitura que prevê a desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio.
Os prédios, na Avenida Guararapes, no Centro, serão cedidos ao Ministério da Educação.
A medida visa a construção de um novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no centro da cidade.
A votação, que não contou com nenhuma manifestação contrária, resultou em 28 votos favoráveis e a aprovação ocorreu em primeira discussão, sem quaisquer dissensos entre os vereadores presentes.
Samuel Salazar(MDB), líder do Governo João Campos, fala sobre a importância do projeto para a reconstrução do centro do Recife.
“Mais uma articulação do prefeito João Campos com o propósito de restaurar a médio e longo prazo o centro da cidade. Oferecendo novos equipamentos, negócios e com isso novas oportunidades para a população”, disse.
Já o vereador Ivan Moraes (PSOL) avaliou como positiva a iniciativa, mas cobrou o valor do custo da desapropriação. Ele afirmou que espera que a premissão do projeto de oferta de ensino técnico e profissionalizante seja seguida, além do incentivo ao setor cultural.
“A grande questão é saber quanto custou a desapropriação, porque foi por decreto, o orçamento não foi repassado para Câmara. A sanção para a construção do IFPE é uma coisa positiva e, particularmente, a gente espera ser seguido o que foi dito. Que haja um ensino técnico e profissionalizante, inclusive para o setor cultural. Isso é uma demanda histórica do Recife, que é uma cidade com bastante produção cultural”, afirmou.
Edifícios históricos
Os prédios que ficam na Avenida Guararapes, uma das principais vias do Recife, são ícones históricos e arquitetônicos.
Construído nos anos 30, o Edifício Trianon é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade, e agora está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações.
Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção.
A segunda votação ocorrerá na segunda-feira (1) e deve confirmar a desapropriação.