Câmara aprova reforma administrativa de João Campos em primeira votação
Segunda votação da matéria acontece nesta sexta-feira (27)
A Câmara Municipal do Recife aprovou em primeira votação o Projeto de Lei (PL) de reestruturação do Executivo municipal para o novo mandato do prefeito João Campos (PSB) no comando da capital pernambucana. A matéria recebeu 27 votos a favor e cinco contrários.
A reunião extraordinária convocada para a votação do PL teve a presença de 35 dos 38 vereadores da Casa de José Mariano. A proposta cria, entre outras secretarias, as de Relações Institucionais, que teve o titular já anunciado pelo prefeito João Campos nas redes sociais. A pasta será chefiada pelo ex-vice-governador Raul Henry (MDB).
Aliás, o anúncio dos nomes que vão compor as secretarias novas no segundo mandato do prefeito deixou a oposição contrariada e foi apontado como um dos fatores motivadores para o voto contrário no plenário nesta quinta-feira (26). Os vereadores questionaram também o aumento do número de pastas.
Leia Também
• PL da Reforma Administrativa na Prefeitura é lido na Câmara
• Projeto da Reforma Administrativa é aprovado em comissões da Câmara do Recife
• Reforma administrativa e eleição para mesa diretora na pauta da Câmara do Recife
Votaram contra os vereadores Michele Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Doduel Varela (PSD), Fred Ferreira (PL) e Felipe Alecrim (Novo). Na leitura do projeto, realizada na última segunda-feira (23), a oposição chegou a votar a favor da dispensa de prazos de emendas para agilizar a tramitação da matéria na Casa.
O líder do governo João Campos, Samuel Salazar (MDB), destacou que o vice-líder da oposição, Felipe Alecrim, havia declarado que o grupo votaria a favor por considerar a reforma uma prerrogativa do prefeito. Apesar disso, ele encarou com naturalidade a votação contrária da oposição. No entanto, discordou da reclamação da oposição pela antecipação dos nomes do primeiro escalão da Prefeitura.
"Cada um vota como quer. O prefeito não nomeou ninguém, ele apenas colocou nas redes sociais quem pretende nomear. Não vejo nada demais, é natural da política", afirmou Salazar.
A matéria vai passar por segunda discussão em plenário nesta sexta-feira (27). Se aprovada, segue para a sanção do prefeito João Campos.
Aumento
Também foi aprovada na sessão extraordinária realizada hoje o Projeto de Lei Ordinária, de autoria dos próprios vereadores, que reajusta o salário dos secretários municipais do Recife em 33%.
O presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), justificou a aprovação como sendo pela valorização dos secretários do município e correção do salário com relação à inflação.
"A gente, no serviço público, tem um salário que, se não for atrativo, a gente não consegue trazer pessoas com capacidade de execução. A iniciativa privada está aí e a gente faz uma correção do índice da inflação no salário dos secretários", pontuou.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.