Câmara deve votar reforma administrativa da Prefeitura do Recife nesta semana
Presidente da Casa Legislativa disse que proposta deve seguir tramitação “normal e natural”
O projeto de lei que prevê a reestruturação administrativa da Prefeitura do Recife foi enviado à Câmara de Vereadores no último sábado (21). A expectativa é que a proposta seja aprovada até a próxima sexta-feira (27) para garantir que o prefeito do Recife, João Campos (PSB) possa começar o segundo mandato com organograma e time renovados para 2025.
O presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), explicou que o processo seguirá os trâmites regimentais, com espaço para debate e contribuições dos parlamentares. “O projeto deve seguir uma tramitação ‘normal e natural', com discussões abertas para aqueles que desejarem debater as mudanças propostas”, destacou.
Sobre o consenso entre os vereadores, Jatobá demonstrou otimismo. “Eu acredito que todos irão votar sim. Isso é uma opinião pessoal, não conversei ainda com todos, mas é uma reforma administrativa, uma prerrogativa do prefeito. Há quem possa discordar em algum ponto, mas será só um ponto de discordância, dificilmente votará contrário a isso.”
Leia Também
• Câmara de Vereadores recebe projeto de reforma da Prefeitura do Recife
• Pequenas cidades merecem vereador sem salário; confira a coluna desta segunda (16)
• Vereadora Liana Cirne aprova projeto que cria o "Agosto Lilás" no Recife
Expectativa
O líder do Governo João Campos, Samuel Salazar (MDB), afirmou que a perspectiva é que o projeto tenha uma tramitação ágil. “O projeto segue um cronograma ágil para aprovação ainda nesta semana. Após a solicitação de dispensa de prazo no plenário, as Comissões de Finanças e de Legislação e Justiça se reunirão hoje (23) para análise técnica. A expectativa é que a primeira discussão ocorra na quinta-feira (26) e a votação final na sexta-feira (27)”, comentou.
Salazar defendeu a importância da proposta e demonstrou confiança na aprovação da matéria. “Tenho plena confiança de que os vereadores, independentemente de sua posição política, compreenderão que esse projeto é um passo essencial para consolidar os avanços da nossa cidade.”
Processo
Para o vereador e primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife, Eriberto Rafael, a chegada do projeto de reforma administrativa à Câmara do Recife marca um processo importante para o Governo João Campos. “É nosso dever, como representantes do povo recifense, contribuir para que essa reestruturação seja um marco positivo no início da segunda gestão do prefeito”, defendeu.