Câmara do Recife acata recomendação do MPCO e suspende licitação para compra de celulares

A Câmara Municipal do Recife, por unanimidade, decidiu acatar as recomendações do Ministério Público de Contas (MPCO), no tocante ao pregão eletrônico 06/2021, para a renovação do contrato de serviços de telefonia móvel. Todos os parlamentares da Casa concordam que o certame é transparente, lícito e segue o modelo utilizado pelo parlamento municipal desde 2001.

Contudo, diante das recomendações do MPCO, do momento de pandemia e de manifestações da sociedade, vereadoras e vereadores compreenderam que suspender o edital seria a medida correta a ser adotada.

Ofício

O procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano Pimentel, encaminhou um ofício de recomendação conjunta com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) ao presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), recomendando que a Casa Legislativa adie a licitação para a compra de 160 celulares, no valor de R$ 1,9 milhão, para parlamentares e servidores. Pimentel reforça que os gestores públicos, devido à pandemia da Covid-19, priorizem “os gastos para o enfrentamento da situação emergencial e dos efeitos desta decorrente”.

De acordo com Pimentel, "serviços de celular, pagos com recursos públicos, para atender vereadores e servidores, salvo melhor juízo, não estão adequados às razões de fundamentação da citada recomendação conjunta". 

Por isso, o MPCO deu cinco dias para a Casa fazer o adiamento da licitação e recomendou que a Câmara "a referida licitação, até que encerrado, no Estado de Pernambuco, o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19". “Este Ministério Público de Contas SOLICITA de Vossa Excelência, no prazo de 5 (cinco) dias, a contar do recebimento deste Ofício, sobre o possível adiamento da referida licitação, até que encerrado, no Estado de Pernambuco, o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, nos termos das razões de fundamentação da citada recomendação”, concluiu Pimentel.
 

Veja também

Gigantes das redes sociais são acusados nos EUA de vigiar usuários
Tecnologia

Gigantes das redes sociais são acusados nos EUA de vigiar usuários

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Newsletter