Logo Folha de Pernambuco

Câmara do Recife aprova reestruturação administrativa que segue para sanção de João Campos

A matéria trata das competências e cargos das secretarias municipais, após a reforma administrativa

Câmara do Recife aprova reestruturação administrativa que segue para sanção de João Campos - Anthony Santana/Folha de Pernambuco

Os vereadores do Recife aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei enviado pelo prefeito João Campos (PSB) que reestrutura as competências e cargos do administrativo municipal após a reforma que modificou a configuração da gestão do município. A proposta recebeu 25 votos favoráveis e seis contrários. 

O PL 01/2025 define de forma organizada as competências específicas de cada secretaria e criou toda a nova estrutura do novo desenho da gestão de João Campos para o segundo mandato à frente do Executivo municipal do Recife.

O projeto teve a resistência da oposição na Casa de José Mariano. Os parlamentares reclamaram da falta de tempo para a discussão do projeto e questionaram pontos do projeto que, segundo eles, podem onerar o Executivo municipal na folha de pagamento dos cargos comissionados.

Com maioria governista na Casa, a gestão teve a matéria aprovada apesar da contrariedade da oposição. O projeto segue agora para a sanção do prefeito João Campos.

Apesar da pressão da oposição, que foi reforçada nesta legislatura, o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), afirmou que a articulação para a aprovação não exigiu um esforço maior do que já vinha empenhando nas negociações para a aprovação de matérias anteriores do Executivo. 

"Não foi mais difícil. É posicionamento de cada um mesmo, independente do que eu argumentasse ou do que eu não argumentasse, eu acho que eles votariam contra. Acho que é questão de posição mesmo, de querer se posicionar contra em qualquer matéria que seja do prefeito João Campos", pontuou.

Oposição
Após a primeira derrota da oposição numa votação da Câmara do Recife nesta legislatura, a avaliação foi positiva por parte do vereador Gilson Filho (PL), que destacou a visibilidade que o grupo obteve já na primeira semana de trabalho na Casa. 

"Tem derrotas que vêm com sabor de vitória. Antigamente a população não estava ciente do que acontecia aqui na Câmara. Agora está todo mundo sabendo que João Campos mandou um projeto para cá e aumentou salário de secretários. A gente fez uma oposição nestes últimos dias que não existia nos últimos quatro anos. Subimos na tribuna, mostramos os dados, números, para onde esse dinheiro deveria ir, no que poderia ser investido. Essa derrota veio com sabor de vitória, porque a gente mostrou para quê veio", ressaltou o vereador.

No que depender de Gilson Filho, a oposição não deve desanimar. Ele prometeu uma oposição qualificada e expressou o desejo de aproximar a população das sessões legislativas, a fim de tornar o trabalho dos vereadores mais transparente.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter