Câmara do Recife moderniza tramitação de documentos
A Câmara do Recife assinou nesta quarta-feira (10) um Termo de Cooperação Técnica com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) para implantar a certificação digital na Casa, que permitirá assinatura digital de documentos, dispensando os documentos físicos com a garantia da autenticidade e validade. A mudança trará mais agilidade na tramitação dos documentos, menos gasto de papel e a liberação de espaços físicos destinados a arquivos físicos.
O termo foi assinado eletronicamente pelo presidente da Câmara, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), pelo primeiro-secretário da Casa, o vereador Eriberto Rafael (PP), e pelo presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.
“Este é mais um passo para a modernização da Câmara, que tornará nosso trabalho mais eficiente. Buscamos diretamente a Emprel, que, desde o primeiro contato, se mostrou uma grande parceira”, destacou Eriberto Rafael.
Atualmente, para dar entrada em uma matéria legislativa, é necessário entregar três vias do documento e um recibo impressos. Apenas em 2020, tramitaram na Casa 7.854 requerimentos e 207 Projetos de Lei.
“O papel sai do gabinete, vai para o Departamento Legislativo, passa pelas comissões, entra no plenário. Quanto aos requerimentos, tem a via do requerente, do requerido, a via que fica na Casa. Temos um grande espaço físico ocupado pelos arquivos. Vamos partir para o digital. Avançar na modernização é um compromisso nosso, da Comissão Executiva. A gente vai tirar do papel, literalmente”, afirmou Romerinho Jatobá.