Logo Folha de Pernambuco

Câmara dos Deputados aprova criação de empresa pública aeroespacial

Com relatoria de Augusto Coutinho, proposta foi aprovada em regime de urgência

Câmara dos Deputados aprova criação de empresa pública aeroespacial - Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (27), um projeto de lei que visa a criação de uma subsidiária da NAV Brasil, estatal responsável pelos serviços de navegação aérea, com o objetivo de explorar economicamente a infraestrutura e as tecnologias aeroespaciais no Brasil. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada em regime de urgência, sob relatoria do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), e segue agora para o Senado Federal.

O Projeto de Lei 3819/2024 autoriza a NAV Brasil a criar uma nova empresa pública, chamada Alada, com a missão de atuar no desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais, além de promover a inovação no setor. De acordo com o relator, a criação da subsidiária visa preencher lacunas existentes na indústria nacional e reforçar a soberania do país no campo aeroespacial.

"A subsidiária atuará em projetos e tecnologias aeroespaciais sensíveis, relacionados à soberania nacional e essenciais ao desenvolvimento do País. Também poderá proporcionar resultados econômicos e sociais adicionais para o Estado brasileiro, pois, ao preencher lacuna existente na indústria nacional, contribuirá para a geração de novos empregos e o desenvolvimento de pesquisa e inovação em setores estratégicos", ressaltou o parlamentar no relatório. 

A nova empresa terá responsabilidades amplas, como a instalação e operação de redes de satélites e o controle do espaço aéreo, além da promoção e desenvolvimento da infraestrutura aeroespacial no Brasil. A proposta também amplia as competências da NAV Brasil, permitindo que ela realize projetos de interesse do Comando da Aeronáutica, com a possibilidade de utilizar recursos do Fundo Aeronáutico.

Além disso, o projeto autoriza a Alada a contratar pessoal técnico e administrativo e prevê a cessão de servidores públicos, inclusive a colocação de militares à disposição da nova subsidiária, ampliando a capacidade operacional da empresa.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
dengue

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Adriane Galisteu previu que ficaria de fora de um ''filme'' sobre Senna
TELEVISÃO

Adriane Galisteu previu que ficaria de fora de um ''filme'' sobre Senna

Newsletter