Logo Folha de Pernambuco

Campanha estimula o "primeiro voto de meninas" nas eleições deste ano

A ação “Meninas, Bora Votar!” é realizada pelo Centro de Mulheres do Cabo

A campanha "Meninas, Bora Votar!" é apoiada pelas ONGs internacionais Fundo Malala e ActionAid Brasil - Rafael Negrão

Nessa segunda-feira (15), o Centro de Mulheres do Cabo (CMC) deu início à campanha “Meninas, Bora Votar!”, com o objetivo de encorajar o primeiro voto de jovens a partir de 16 anos nas eleições municipais deste ano. A ação é realizada por jovens do projeto Meninas em Movimento pela Educação, que tem o apoio do Fundo Malala, organização que defende a educação de meninas pelo mundo, e ainda, a parceria da ActionAid Brasil, outra organização internacional que trabalha pela equidade de gênero. 

A ação consiste na divulgação de vídeos, cards, spots de rádio, fotos e adesivos, com mensagens que estimulam as jovens de 16 anos a emitirem o título de eleitora e exercerem o direito ao voto nas eleições do fim do ano. Parte da campanha também estimula as jovens eleitoras a votarem em candidaturas femininas, que tenham como bandeira a luta pelos direitos das mulheres. 

O Tribunal Superior Eleitoral estipulou o dia 8 de maio para o encerramento dos serviços de emissão e atualização dos títulos de eleitor em todo o país. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis. 

Sobre a importância da campanha, a ativista Cassiajane, do Fundo Malala, declarou que a campanha visa ainda estimular o voto em pessoas que defendem uma educação pública de qualidade, e ressaltou ainda a baixa quantidade de mulheres na política em Pernambuco. “Precisamos de mais mulheres feministas nos espaços de poder para que nossas pautas se tornem políticas públicas. Além disso, temos poucas vereadoras e prefeitas em Pernambuco”, ressaltou a ativista.

Veja também

Newsletter