Logo Folha de Pernambuco

Campanha estimula o "primeiro voto de meninas" nas eleições deste ano

A ação “Meninas, Bora Votar!” é realizada pelo Centro de Mulheres do Cabo

A campanha "Meninas, Bora Votar!" é apoiada pelas ONGs internacionais Fundo Malala e ActionAid Brasil - Rafael Negrão

Nessa segunda-feira (15), o Centro de Mulheres do Cabo (CMC) deu início à campanha “Meninas, Bora Votar!”, com o objetivo de encorajar o primeiro voto de jovens a partir de 16 anos nas eleições municipais deste ano. A ação é realizada por jovens do projeto Meninas em Movimento pela Educação, que tem o apoio do Fundo Malala, organização que defende a educação de meninas pelo mundo, e ainda, a parceria da ActionAid Brasil, outra organização internacional que trabalha pela equidade de gênero. 

A ação consiste na divulgação de vídeos, cards, spots de rádio, fotos e adesivos, com mensagens que estimulam as jovens de 16 anos a emitirem o título de eleitora e exercerem o direito ao voto nas eleições do fim do ano. Parte da campanha também estimula as jovens eleitoras a votarem em candidaturas femininas, que tenham como bandeira a luta pelos direitos das mulheres. 

O Tribunal Superior Eleitoral estipulou o dia 8 de maio para o encerramento dos serviços de emissão e atualização dos títulos de eleitor em todo o país. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis. 

Sobre a importância da campanha, a ativista Cassiajane, do Fundo Malala, declarou que a campanha visa ainda estimular o voto em pessoas que defendem uma educação pública de qualidade, e ressaltou ainda a baixa quantidade de mulheres na política em Pernambuco. “Precisamos de mais mulheres feministas nos espaços de poder para que nossas pautas se tornem políticas públicas. Além disso, temos poucas vereadoras e prefeitas em Pernambuco”, ressaltou a ativista.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"
FUTEBOL

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"

Newsletter