Logo Folha de Pernambuco

Candidatos a prefeito do Recife mostram propostas para saúde, mobilidade e inclusão. Confira

A estratégia dos postulantes é reforçar compromissos de campanha e apresentar novas propostas

Pesquisa Datafolha/Recife: João Campos lidera com 74% das intenções de voto - Walli Fontenele, Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Com a eleição municipal de 2024 se aproximando, faltando menos de um mês para o pleito, os candidatos à Prefeitura do Recife intensificam suas agendas nas ruas e nos meios de comunicação. A estratégia é reforçar compromissos de campanha e apresentar novas propostas. 

Nas últimas agendas da semana, o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, João Campos (PSB), destacou as ações da sua gestão em saúde e infraestrutura, enquanto o ex-secretário Daniel Coelho (PSD) apostou nos temas mobilidade urbana e pavimentação.

Por outro lado, o ex-ministro Gilson Machado (PL) manteve foco em questões nacionais e alianças políticas e Dani Portela (PSOL) lançou seu programa de governo priorizando os direitos sociais.

Mobilidade
Daniel Coelho (PSD), candidato pela coligação “Recife Levado a Sério”, visitou a comunidade do Vietnã, no bairro de San Martin, na última sexta-feira, onde discutiu mobilidade e infraestrutura. Ele prometeu incluir a região em seu projeto de pavimentação do seu governo, caso seja eleito. 

Segundo Daniel, o projeto de pavimentação é parte de um plano mais amplo de desenvolvimento urbano, visando a melhoria das condições de vida e da mobilidade em toda a cidade. “Vamos trazer dignidade para essas comunidades por meio da infraestrutura que elas tanto merecem”, reforçou o candidato.

Neste sábado, Daniel participa de caminhada, em Brasília Teimosa, e, no domingo, de uma carreata, nos morros da Zona Norte.

Ultrassom  
O prefeito João Campos teve agenda com foco na saúde, área que foi a mais mencionada por eleitores como prioridade (66%), segundo a pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). O gestor anunciou, nesta sexta-feira, durante caminhada no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade, o compromisso de lançar o programa “Ultrassom Mais Perto” em um segundo mandato. 

A proposta prevê a oferta de até quatro mil exames por mês em Unidades de Saúde da Família (USF+), com objetivo de aproximar os serviços dos pacientes. “Vamos lançar o Ultrassom Mais Perto [...] para poder fazer os exames nas unidades próximas às casas das pessoas”, afirmou Campos.

Neste sábado, João Campos participa de reuniões com candidatos a vereador pela Frente Popular, no bairro da Guabiraba às 11h, e na Imbiribeira às 17h.

Fora do Recife  
Gilson Machado (PL) está fora do Recife desde sexta-feira, para participar do desfile de 7 de setembro em São Paulo, promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, seu maior cabo eleitoral na corrida às urnas. Em suas redes sociais, o ministro divulgou vídeos ao lado de aliados, entre eles, o pastor Silas Malafaia. 

A manifestação na Avenida Paulista promete reunir aliados do ex-presidente de todo o País. Além de Machado, o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) também marca presença.  Ao retornar, no domingo (8), Gilson participará da inauguração do comitê de um vereador aliado, na Mangueira, e de um culto na Igreja Verbo da Vida, em Campo Grande.

Programa
A candidata Dani Portela (PSOL), junto com sua vice Alice Gabino (Rede), lançou nesta sexta-feira (6) o Programa de Governo da sua chapa. A proposta tem como foco a construção de um Recife mais inclusivo, com ênfase na redução das desigualdades. 

“Reafirmamos a necessidade de construir para o Recife um projeto político cujo foco central seja assegurar o acesso a direitos”, disse Dani. A candidata aproveitou o lançamento para defender a construção de um Recife de forma participativa com  a retomada do Orçamento Participativo, programa da gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). 

No sábado, a candidata participa do Grito dos Excluídos na Boa Vista, de uma feijoada na Rua das Graças e de outros eventos na Várzea e Recife Antigo.

Corte de gastos  
Na manhã desta sexta-feira (6), Tecio Teles (Novo) participou de uma sabatina na Rádio Jornal, onde defendeu a redução de gastos públicos e a revisão de contratos administrativos. Teles afirmou que pretende realocar recursos para setores prioritários. No sábado, o candidato grava conteúdo para suas redes sociais e no domingo se reúne com sua equipe de campanha.

Veja também

Newsletter