Logo Folha de Pernambuco

Candidatos a prefeito do Recife reduziram agendas no fim de semana e guia se tornou mais estratégico

Fim de semana de campanha no Recife foi marcado pelo luto após tragédia no Morro

Candidatos à Prefeitura do Recife - Reprodução/redes sociais

Com as agendas de campanha de rua deste fim de semana canceladas pela maioria dos candidatos à Prefeitura do Recife, em razão da tragédia causada pelo desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, o guia eleitoral foi o único recurso de campanha para muitos postulantes durante o fim de semana.

Apenas quatro candidatos dos oito registrados, atingiram os critérios definidos pela legislação eleitoral e têm acesso ao espaço. Durante o fim de semana, o programa eleitoral foi exibido apenas no sábado, mas as inserções partidárias foram exibidas nas programações de rádio e televisão nos dois dias do fim de semana, entre das 5h às 24h. 

Apesar do guia ter sido o principal veículo de propaganda eleitoral nos últimos dias, as campanhas ainda foram movimentadas por encontros e participação de aliados estratégicos em ato político e decisões da Justiça Eleitoral.

Governadora

Ontem, a governador Raquel Lyra (PSDB) e sua vice Priscila Krause (Cidadania) ingressaram oficialmente na campanha do Recife. Elas participaram da inauguração do comitê, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, do candidato a prefeito da Capital, Daniel Coelho (PSD). O ato também contou com a participação do ministro da Pesca, André de Paula (PSD), correligionário e um dos principais apoiadores do postulante.

No início do seu discurso, a governadora fez uma defesa do legado da sua gestão, em especial, a prioridade da construção de creches e o programa de distribuição de renda Mães de Pernambuco. Por fim, reforçou a candidatura de Daniel Coelho e afirmou que está fazendo uma “campanha falando verdade, discutindo e levando reflexão a uma população inteira”.

Já Daniel Coelho, em seu discurso, fez críticas à gestão municipal e desafiou o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), para um debate. Na última sexta-feira e sábado, o postulante não cumpriu agendas. Hoje, Daniel participa de encontro com representantes do coletivo Coqueiral em Ação.

Administrativo

Após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o prefeito do Recife cancelou todas as suas agendas de campanha do fim de semana. Os compromissos administrativos do gestor foram voltados pela recuperação da estrutura do Santuário. Ele ainda participou de missa no Morro da Conceição, no último sábado.

Na Justiça Eleitoral, o socialista garantiu uma vitória na Justiça Eleitoral. Na tarde deste sábado, o Juiz da 5ª Zona Eleitoral de Recife determinou a imediata suspensão de propagandas eleitorais veiculadas pelo candidato Daniel Coelho (PSD) que traziam críticas à gestão da política habitacional da cidade.

Na tarde deste domingo (1º), em nova decisão, o desembargador Rogério Fialho Moreira manteve a suspensão da propaganda, após a campanha do pessedista contestar a decisão de primeira instância. No último sábado, a decisão foi criticada pela campanha de Daniel Coelho e seus aliados. Hoje, João Campos participa de sabatinas e se reúne com candidatos a vereador da Frente Popular.

Marcha

Outro candidato que evitou agendas públicas no fim de semana após a tragédia foi o ex-ministro e candidato Gilson Machado (PL). As únicas exceções de compromissos públicos foram uma participação na Marcha para Jesus, realizada no último sábado, na Zona Sul e na apresentação do Coral Jovem da Assembleia de Deus, no domingo. De perfil de direita e conservador, o candidato possui relação estreita com os públicos dos dois eventos. Na Marcha para Jesus, ele foi acompanhado da sua vice Leninha Dias (PL) e de aliados.

Hoje, o candidato fará coletiva, acompanhado da sua equipe jurídica, sobre a situação das creches municipais.

Aliado

Outra liderança que derrubou toda a agenda de campanha do fim de semana foi a deputada estadual Dani Portela (PSOL). Ela manteve compromissos particulares e chegou a receber o deputado estadual e ex-prefeito do Recife João Paulo (PT), que a presenteou com um quadro que ilustra o centro da Capital.

O petista declarou apoio oficial à candidatura de João Campos (PSB), mas não esconde a afinidade com a parlamentar, que se comprometeu a resgatar o Orçamento Participativo, caso seja eleita. O programa foi uma das principais marcas da gestão de João Paulo no Recife.

Hoje, Dani Portela retoma sua agenda de campanha oficialmente, com a participação em sabatina e no lançamento da Agenda Política do Instituto Marielle Franco 2024 em Recife.

Veja também

Newsletter