Logo Folha de Pernambuco

Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para comércio, qualificação e mobilidade

Candidatos à Prefeitura do Recife intensificam ritmo das suas agendas e apresentam proposições

Candidatos e aliados repercutem pesquisa Folha/IPESPE para prefeito do Recife - Walli Fontenele, Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A pouco mais de mês para o fim da campanha eleitoral do primeiro turno, no dia 6 de outubro, candidatos à Prefeitura do Recife intensificam ritmo das suas agendas. Nos compromissos, os postulantes apresentaram propostas para melhorar a gestão da cidade na área do comércio, mobilidade, habitação e qualificação profissional.

Encontro

Na manhã de ontem, Gilson Machado (PL) e sua vice, Leninha Dias (PL), reuniram-se com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, onde apresentaram suas propostas para o desenvolvimento urbano, econômico e cultural da cidade.

"Precisamos encarar os problemas de frente e pensar fora da caixa. Como empresário, sei da importância de criar um ambiente favorável para quem gera empregos. Precisamos construir uma rede de apoio que inclua o setor privado e entidades internacionais, para dar credibilidade e atrair investimentos", afirmou Gilson.

Hoje, Gilson concede entrevista à uma rádio local às 11h e, em seguida, visita a Associação Pernambucana de Cegos (APEC), no Cordeiro, às 14h. Às 17h, participa de um encontro com revendedores de combustíveis no Prado. O dia se encerra com um jantar com a maçonaria, às 19h30, em Boa Viagem.

Ensino técnico

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), anunciou ontem que, caso reeleito, viabilizará a formação técnica gratuita para dois mil jovens durante seu próximo mandato. As vagas serão oferecidas por meio do Protec Recife, um programa lançado pela Prefeitura no início deste ano, que concede bolsas integrais para cursos técnicos. A promessa foi feita durante sabatina realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

“A qualificação é fundamental e está diretamente ligada ao emprego, sobretudo dos jovens. Por isso, assim como no Embarque Digital, que oferece duas mil vagas de ensino superior em tecnologia, vamos oferecer duas mil vagas do Protec Recife, que é a formação técnica bancada 100% pela Prefeitura para a nossa juventude. Vamos ter um diálogo entre a formação e o mercado de trabalho para formar onde há mais demanda de empregos na área técnica”, afirmou João Campos.

Hoje, o prefeito tem compromissos que incluem uma entrevista à uma emissora de televisão às 10h, seguida de uma visita ao bairro do Jiquiá às 11h30. À noite, ele participa de reuniões com apoiadores nos comitês de vereadores da Frente Popular no Pina, às 19h15, e no Vasco da Gama, às 20h30.

Corredor

Durante uma sabatina na Rádio Jornal, na manhã de ontem, o candidato Daniel Coelho (PSD) voltou a criticar a atual gestão, com foco na área de habitação. Ele anda defendeu o estreitamento da relação do município com o Governo do Estado. Daniel foi secretário estadual do Turismo e é o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Daniel Coelho voltou a defender a criação de um corredor exclusivo para motos e o investimento da prefeitura no transporte público.

"A gente tem a proposta de estabelecer os espaços específicos para moto, sem inventar a roda, copiando o que está sendo feito na França, em São Paulo, que é demarcar o espaço da moto, o corredor da moto entre as faixas de carros", disse Daniel. À noite, o candidato participou de uma caminhada no bairro do Jordão, zona sul do Recife.

Hoje, às 14h30, Daniel Coelho faz uma vistoria no Canal do Arruda, com ponto de encontro em frente ao estádio do Santa Cruz. À noite, às 19h, ele participa do lançamento da campanha de um vereador no Clube do Ferroviário.

Habitação

Dani Portela (PSOL) foi sabatinada pela Fiepe ontem, ocasião que aproveitou para destacar o direito à moradia como um dos temas centrais de sua campanha. Ela apresentou a proposta de utilizar prédios e imóveis vazios, e para implantação de moradia popular.

“Não podemos pensar em governar o Recife sem pensar em uma política de moradia séria”, afirmou Dani Portela.

Ainda nesta quarta-feira (04), Dani Portela (PSOL) participou de uma caminhada pelas ruas da  Vila Stª Luzia, no bairro da Torre, zona norte do Recife. Durante a ocasião, a candidata pode conversar com os moradores, ouvir as demandas e falar sobre as suas propostas de governo para melhorar a vida naquele território e na cidade.

Hoje, às 16h, a candidata será sabatinada no Programa Especial Eleições 2024 da TV Universitária, e às 18h30 participa do Debate SOS Corpo, no bairro da Madalena.

Sabatina

Ontem, Tecio Teles (Novo) participou de uma sabatina à uma rádio local e, à tarde, gravou conteúdo para suas redes sociais. Hoje, às 12h30, ele participa de um almoço promovido pelo Sindicato da Habitação de Pernambuco (SECOVI-PE), no Pina. Em seguida, às 15h, grava novo conteúdo para suas redes sociais.

Veja também

Newsletter