Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para o comércio e incentivo ao empreendedor
Candidatos a prefeito do Recife defenderam melhorias para o ambiente de negócios da cidade
O debate sobre os setores de comércio e serviços foi o foco em comum das agendas dos candidatos à Prefeitura do Recife ontem. Por meio de iniciativa promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE), os postulantes foram sabatinados e tiveram a oportunidade de abordar temas como mudanças climáticas, segurança e empreendedorismo.
Leia Também
• Na reta final da campanha, candidatos à Prefeitura do Recife investem em presença na rua
• Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para representatividade e habitação
• Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para segurança e assistência social
Desburocratizar
O candidato à Prefeitura do Recife Daniel Coelho (PSD) se comprometeu em desburocratizar o serviço público durante a sabatina. O prefeiturável defendeu a simplificação de processos administrativos para melhorar o ambiente de negócios da cidade. "Se o empreendedor chega sem um determinado documento, ele não pode ser prejudicado. Ele deve assinar um termo se comprometendo a entregar o documento posteriormente, o que irá facilitar a regularização das empresas. O ônus do excesso de burocracia não pode ser do empreendedor", afirmou Coelho, propondo uma flexibilização nas exigências documentais para novos negócios.
Além disso, o candidato defendeu que a Prefeitura ofereça capacitação aos micro e pequenos empresários que buscam acesso a crédito, garantindo que estejam preparados para gerir os recursos com eficiência. "Não adianta oferecer crédito a quem não tem a formação adequada. Primeiro, capacitação, depois o crédito. Esse é o modelo mais eficiente", explicou o candidato.
Hoje, Coelho participa de uma sabatina, em uma emissora de televisão, às 11h, e de uma caminhada em Casa Amarela, às 17h.
Trânsito
Já o candidato Gilson Machado (PL) também defendeu a redução da burocracia empreendedores terem acesso a empréstimo. "Temos que lutar para que eles não fiquem presos na burocracia de acesso ao crédito. Também não é papel da Prefeitura fazer com que os empresários fiquem negativados. Por isso, vamos tentar negociar impostos", disse Gilson.
O candidato também defendeu a digitalização de todo o processo de documentação para desburocratização de um negócio. Segundo Gilson, se a solicitação do empresário não for atendida em 45 dias, o pedido será automaticamente deferido.
Hoje, Gilson Machado visita ao abrigo de animais, participa de gravação de podcast e comparece a um culto na ADVEC Imbiribeira. O ex-ministro encerra o dia com reunião promovida por um candidato a vereador.
Simplificação
O prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) defendeu as ações do seu governo para simplificando procedimentos e reduzir a burocracia. Como exemplo, ele citou a lógica autodeclaratória em processos de licenciamento e da diminuição do tempo médio de abertura de empresas.
“Tínhamos um tempo médio de mais de 100 horas para a abertura de uma empresa. Conseguimos reduzir para menos de três horas e fazer a integração dos sistemas de abertura de novos negócios”, destacou. O gestor ainda prometeu a remissão de dívidas de imóveis no Centro mediante ato de compra ou venda ou alvará para fins de retrofit e a troca de adicional construtivo para empreendedores imobiliários que fizerem moradias naquela parte da cidade.
Ele também destacou programas como Protec e Embarque Digital, que serão fortalecidos nos próximos anos para garantir a formação de mão de obra qualificada.
João Campos inicia sua agenda hoje com uma visita ao Campo do Sena, no bairro do Barro. À noite, às 20h15, ele participa de uma reunião com representantes da área da Cultura, no bairro do Poço da Panela.
Mudanças
A candidata Dani Portela (PSOL), falou sobre as suas propostas para o Recife e o que pode fazer para impulsionar e melhorar o comércio da cidade. A candidata defendeu a ocupação do Centro do Recife com moradia popular, além da desburocratização dos processos da Prefeitura.
Ao ser questionada sobre matrizes energéticas da cidade, ela defendeu a busca de soluções inovadoras para reduzir a poluição. “Existe cidade no Brasil onde os ônibus são movidos a energia solar, de forma complementar. Com isso, reduziram o consumo de combustível fóssil. Então, com essa tecnologia, eles têm menos poluição e conseguiram implementar uma coisa que a gente quer retomar para o Recife, a tarifa zero”, destacou.
Hoje, Dani Portela começa a agenda com uma gravação ao lado de uma candidata a vereadora aliada, na Câmara Municipal do Recife. Às 14h30, segue para mais uma gravação com outra candidata a vereadora, desta vez no Comitê de campanha, em Santo Amaro.
À noite, às 19h, a candidata participa de um jantar seguido de um leilão de captação de recursos, em um restaurante no bairro dos Aflitos.