Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para o comércio e incentivo ao empreendedor

Candidatos a prefeito do Recife defenderam melhorias para o ambiente de negócios da cidade

Comércio do Recife - Arquivo

O debate sobre os setores de comércio e serviços foi o foco em comum das agendas dos candidatos à Prefeitura do Recife ontem. Por meio de iniciativa promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE), os postulantes foram sabatinados e tiveram a oportunidade de abordar temas como mudanças climáticas, segurança e empreendedorismo.

Desburocratizar

O candidato à Prefeitura do Recife Daniel Coelho (PSD) se comprometeu em desburocratizar o serviço público durante a sabatina. O prefeiturável defendeu a simplificação de processos administrativos para melhorar o ambiente de negócios da cidade. "Se o empreendedor chega sem um determinado documento, ele não pode ser prejudicado. Ele deve assinar um termo se comprometendo a entregar o documento posteriormente, o que irá facilitar a regularização das empresas. O ônus do excesso de burocracia não pode ser do empreendedor", afirmou Coelho, propondo uma flexibilização nas exigências documentais para novos negócios.

Além disso, o candidato defendeu que a Prefeitura ofereça capacitação aos micro e pequenos empresários que buscam acesso a crédito, garantindo que estejam preparados para gerir os recursos com eficiência. "Não adianta oferecer crédito a quem não tem a formação adequada. Primeiro, capacitação, depois o crédito. Esse é o modelo mais eficiente", explicou o candidato.

Hoje, Coelho participa de uma sabatina, em uma emissora de televisão, às 11h, e de uma caminhada em Casa Amarela, às 17h.

Trânsito

Já o candidato Gilson Machado (PL) também defendeu a redução da burocracia empreendedores terem acesso a empréstimo. "Temos que lutar para que eles não fiquem presos na burocracia de acesso ao crédito. Também não é papel da Prefeitura fazer com que os empresários fiquem negativados. Por isso, vamos tentar negociar impostos", disse Gilson.

O candidato também defendeu a digitalização de todo o processo de documentação para desburocratização de um negócio. Segundo Gilson, se a solicitação do empresário não for atendida em 45 dias, o pedido será automaticamente deferido.

Hoje, Gilson Machado visita ao abrigo de animais, participa de gravação de podcast e comparece a um culto na ADVEC Imbiribeira. O ex-ministro encerra o dia com reunião promovida por um candidato a vereador.

Simplificação

O prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) defendeu as ações do seu governo para simplificando procedimentos e reduzir a burocracia. Como exemplo, ele citou a lógica autodeclaratória em processos de licenciamento e da diminuição do tempo médio de abertura de empresas.

“Tínhamos um tempo médio de mais de 100 horas para a abertura de uma empresa. Conseguimos reduzir para menos de três horas e fazer a integração dos sistemas de abertura de novos negócios”, destacou. O gestor ainda prometeu a remissão de dívidas de imóveis no Centro mediante ato de compra ou venda ou alvará para fins de retrofit e a troca de adicional construtivo para empreendedores imobiliários que fizerem moradias naquela parte da cidade.

Ele também destacou programas como Protec e Embarque Digital, que serão fortalecidos nos próximos anos para garantir a formação de mão de obra qualificada.

João Campos inicia sua agenda hoje com uma visita ao Campo do Sena, no bairro do Barro. À noite, às 20h15, ele participa de uma reunião com representantes da área da Cultura, no bairro do Poço da Panela.

Mudanças

A candidata Dani Portela (PSOL), falou sobre as suas propostas para o Recife e o que pode fazer para impulsionar e melhorar o comércio da cidade. A candidata defendeu a ocupação do Centro do Recife com moradia popular, além da desburocratização dos processos da Prefeitura.

 Ao ser questionada sobre matrizes energéticas da cidade, ela defendeu a busca de soluções inovadoras para reduzir a poluição. “Existe cidade no Brasil onde os ônibus são movidos a energia solar, de forma complementar. Com isso, reduziram o consumo de combustível fóssil. Então, com essa tecnologia, eles têm menos poluição e conseguiram implementar uma coisa que a gente quer retomar para o Recife, a tarifa zero”, destacou.

Hoje, Dani Portela começa a agenda com uma gravação ao lado de uma candidata a vereadora aliada, na Câmara Municipal do Recife. Às 14h30, segue para mais uma gravação com outra candidata a vereadora, desta vez no Comitê de campanha, em Santo Amaro.

À noite, às 19h, a candidata participa de um jantar seguido de um leilão de captação de recursos, em um restaurante no bairro dos Aflitos.

Veja também

Solange Bezerra, mãe de Deolane Bezerra, deixa Colônia Penal do Recife após passar 20 dias presa
OPERAÇÃO INTEGRATION

Solange Bezerra, mãe de Deolane Bezerra, deixa Colônia Penal do Recife após passar 20 dias presa

Lula na ONU: veja os 7 recados do presidente no discurso de abertura da Assembleia Geral
NAÇÕES UNIDAS

Lula na ONU: veja os 7 recados do presidente no discurso de abertura da Assembleia Geral

Newsletter