Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para segurança e assistência social
Com foco em agendas na rua, os prefeituráveis divulgaram propostas e pediram votos
Os candidatos à Prefeitura do Recife cumpriram agendas em diversos pontos da cidade, na quinta-feira (19), focando em divulgar propostas para os principais gargalos da capital pernambucana. Faltando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno das eleições, no dia 6 de outubro, a estratégia comum entre os prefeituráveis são agendas na rua, em contato direto com os eleitores.
Leia Também
• Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas e participam debate nesta quarta (18)
• Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para morros, saúde e empreendedorismo
• Candidatos à Prefeitura do Recife mostram propostas para inclusão, moradia, saúde e emprego. Confira
Espaços TEA
O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), propôs, nesta quinta-feira (19), criar mais três espaços de atendimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), duplicando o número de unidades dedicadas à reabilitação física e intelectual. O anúncio foi feito durante uma caminhada em San Martin, na Zona Oeste, onde Campos conversou com moradores e comerciantes e passou por equipamentos de saúde municipais.
"Vamos expandir os Centros TEA/NDI. Serão mais três novos centros para o atendimento precoce das crianças, diagnóstico global, terapias complementares, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, além de acompanhamento nutricional e psiquiátrico infantil, garantindo todo o suporte necessário", afirmou Campos.
João Campos inicia sua agenda desta sexta-feira (20) às 11h30 com uma visita à Comunidade Dancing Days, na Imbiribeira. Às 17h30, realiza uma caminhada no bairro da Várzea. Às 19h30, o prefeito participa de uma reunião com um candidato a vereador da Frente Popular do Recife, no Ibura.
Coleta
O candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), fez uma caminhada nesta quinta-feira (19) no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA), onde foi recebido por comerciantes da região. Acompanhado da vice-candidata Leninha Dias (PL) e de um candidato a vereador, Gilson ouviu as principais preocupações dos comerciantes, que incluem segurança, alagamentos e saneamento básico.
Durante a visita, Gilson destacou a importância da coleta permanente de lixo e entulhos para melhorar as condições de higiene e minimizar problemas relacionados à sujeira e mau cheiro. Ele também afirmou que as obras de saneamento e abastecimento de água serão integradas ao desenvolvimento urbano, com foco na infraestrutura e acessibilidade.
Gilson Machado inicia sua agenda, nesta sexta-feira (19), às 10h com uma visita ao Centro de Assistência à Criança com Microcefalia e Câncer, na Iputinga. Às 17h, o candidato realiza uma caminhada pelos bairros UR1, UR2 e 27 de Novembro, no Ibura.
Segurança pública
O candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), percorreu as principais ruas comerciais do bairro de São José na manhã desta quinta-feira (19). Durante a caminhada, Daniel reforçou seu compromisso com a segurança pública e detalhou o programa "Recife Seguro", que prevê a ampliação do monitoramento por câmeras e a criação de um Centro de Controle e Operações.
"O Recife precisa de soluções para enfrentar a violência e trazer mais tranquilidade. Nosso programa vai garantir o monitoramento por câmeras em toda a cidade, com parcerias estratégicas para o funcionamento eficaz do sistema", afirmou Daniel.
O candidato também destacou que sua gestão dará prioridade à segurança, com investimentos em infraestrutura e parcerias com o setor privado e outras esferas governamentais. O armamento da Guarda Municipal e a criação de um grupamento tático para o Centro do Recife são parte do plano. Nesta sexta-feira (20), Daniel Coelho participa de uma caminhada no Mercado de Afogados, às 10h.
Assistência social
A candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL), participou na manhã desta quinta-feira (19) de uma reunião com a Associação dos Trabalhadores da Assistência Social de Recife (ATAS). Na ocasião, Dani ouviu as demandas dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinou uma Carta Compromisso em apoio às pautas da categoria.
"Em uma cidade tão desigual como Recife, investir na assistência social é fundamental para reduzir desigualdades. É necessário fortalecer os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com mais contratações e ampliar a cobertura para alcançar mais pessoas", afirmou Dani.
Dani Portela dedica a manhã de hoje (20) ao estudo para sabatinas e debates. Às 16h30, ela concede entrevista à Rádio Dimensão FM, no Totó. Às 18h, participa do evento Casa Semente e realiza uma caminhada no bairro do Curado. Às 19h, Dani participa de um encontro sobre cultura e educação na Rua da Guia.
Parceria com igrejas
Tecio Teles (Novo) participou na quinta-feira (19) de um encontro com apoiadores no bairro da Torre. Durante a reunião, o candidato defendeu parcerias com o setor privado e com "igrejas que cumprem o papel onde o Estado não consegue chegar" como parte de suas propostas para a cidade.
Tecio Teles não tem compromissos públicos divulgados para esta sexta-feira (20), reservando o dia para gravações de conteúdo para as redes sociais.