Candidatos à Prefeitura do Recife apresentam propostas para segurança e assistência social

Com foco em agendas na rua, os prefeituráveis divulgaram propostas e pediram votos

Cidade do Recife - Foto: Alexandre Aroeira

Os candidatos à Prefeitura do Recife cumpriram agendas em diversos pontos da cidade, na quinta-feira (19), focando em divulgar propostas para os principais gargalos da capital pernambucana. Faltando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno das eleições, no dia 6 de outubro, a estratégia comum entre os prefeituráveis são agendas na rua, em contato direto com os eleitores.

Espaços TEA

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), propôs, nesta quinta-feira (19), criar mais três espaços de atendimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), duplicando o número de unidades dedicadas à reabilitação física e intelectual. O anúncio foi feito durante uma caminhada em San Martin, na Zona Oeste, onde Campos conversou com moradores e comerciantes e passou por equipamentos de saúde municipais.

"Vamos expandir os Centros TEA/NDI. Serão mais três novos centros para o atendimento precoce das crianças, diagnóstico global, terapias complementares, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, além de acompanhamento nutricional e psiquiátrico infantil, garantindo todo o suporte necessário", afirmou Campos.

João Campos inicia sua agenda desta sexta-feira (20) às 11h30 com uma visita à Comunidade Dancing Days, na Imbiribeira. Às 17h30, realiza uma caminhada no bairro da Várzea. Às 19h30, o prefeito participa de uma reunião com um candidato a vereador da Frente Popular do Recife, no Ibura.

Coleta

O candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), fez uma caminhada nesta quinta-feira (19) no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA), onde foi recebido por comerciantes da região. Acompanhado da vice-candidata Leninha Dias (PL) e de um candidato a vereador, Gilson ouviu as principais preocupações dos comerciantes, que incluem segurança, alagamentos e saneamento básico.

Durante a visita, Gilson destacou a importância da coleta permanente de lixo e entulhos para melhorar as condições de higiene e minimizar problemas relacionados à sujeira e mau cheiro. Ele também afirmou que as obras de saneamento e abastecimento de água serão integradas ao desenvolvimento urbano, com foco na infraestrutura e acessibilidade.

Gilson Machado inicia sua agenda, nesta sexta-feira (19), às 10h com uma visita ao Centro de Assistência à Criança com Microcefalia e Câncer, na Iputinga. Às 17h, o candidato realiza uma caminhada pelos bairros UR1, UR2 e 27 de Novembro, no Ibura.

Segurança pública

O candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), percorreu as principais ruas comerciais do bairro de São José na manhã desta quinta-feira (19). Durante a caminhada, Daniel reforçou seu compromisso com a segurança pública e detalhou o programa "Recife Seguro", que prevê a ampliação do monitoramento por câmeras e a criação de um Centro de Controle e Operações.

"O Recife precisa de soluções para enfrentar a violência e trazer mais tranquilidade. Nosso programa vai garantir o monitoramento por câmeras em toda a cidade, com parcerias estratégicas para o funcionamento eficaz do sistema", afirmou Daniel.

O candidato também destacou que sua gestão dará prioridade à segurança, com investimentos em infraestrutura e parcerias com o setor privado e outras esferas governamentais. O armamento da Guarda Municipal e a criação de um grupamento tático para o Centro do Recife são parte do plano. Nesta sexta-feira (20), Daniel Coelho participa de uma caminhada no Mercado de Afogados, às 10h.

Assistência social

A candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL), participou na manhã desta quinta-feira (19) de uma reunião com a Associação dos Trabalhadores da Assistência Social de Recife (ATAS). Na ocasião, Dani ouviu as demandas dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinou uma Carta Compromisso em apoio às pautas da categoria.

"Em uma cidade tão desigual como Recife, investir na assistência social é fundamental para reduzir desigualdades. É necessário fortalecer os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com mais contratações e ampliar a cobertura para alcançar mais pessoas", afirmou Dani.

Dani Portela dedica a manhã de hoje (20) ao estudo para sabatinas e debates. Às 16h30, ela concede entrevista à Rádio Dimensão FM, no Totó. Às 18h, participa do evento Casa Semente e realiza uma caminhada no bairro do Curado. Às 19h, Dani participa de um encontro sobre cultura e educação na Rua da Guia.

Parceria com igrejas

Tecio Teles (Novo) participou na quinta-feira (19) de um encontro com apoiadores no bairro da Torre. Durante a reunião, o candidato defendeu parcerias com o setor privado e com "igrejas que cumprem o papel onde o Estado não consegue chegar" como parte de suas propostas para a cidade. 

Tecio Teles não tem compromissos públicos divulgados para esta sexta-feira (20), reservando o dia para gravações de conteúdo para as redes sociais.

Veja também

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

Conheça a Unidade 8200, grupo que teria explodido pagers e walkie-talkies
MUNDO

Conheça a Unidade 8200, grupo que teria explodido pagers e walkie-talkies

Newsletter