Candidatos à Prefeitura do Recife entram na reta final de campanha

Os prefeituráveis visitaram comunidades e investiram no contato direto com os eleitores

Cidade do Recife - Foto: Alexandre Aroeira

Com a eleição o fim do primeiro turno das eleições municipais se aproximando, os candidatos à Prefeitura do Recife estão intensificando suas atividades de rua nesta última semana de campanha antes do primeiro turno, marcado para o próximo domingo, dia 6 de outubro.

As agendas incluem caminhadas, visitas a comunidades e encontros com eleitores, além da preparação para o primeiro debate televisivo que será realizado hoje, às 18h30, pela TV Jornal. Os candidatos João Campos (PSB), Daniel Coelho (PSDB), Gilson Machado (PL) e Dani Portela (PSOL) confirmaram a participação no embate de ideias e propostas.

No entanto, ontem, os prefeituráveis aproveitaram o primeiro dia útil da última semana de campanha, neste primeiro turno, para agendas investir em agendas públicas, apresentando propostas. 

Carreata

O atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), vem investindo em agendas nos bairros com a maior concentração de eleitores da cidade. Ontem, ele fez uma caminhada no Ibura, pela manhã, e uma carreata, à noite, que passou pela Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, inaugurada durante sua gestão. Ao lado de seu companheiro de chapa, Victor Marques (PCdoB), o candidato percorreu um trajeto de 11 quilômetros, passando por sete bairros da Zona Oeste da cidade.

A carreata começou na Iputinga e passou pelos bairros do Engenho do Meio, Cordeiro, Prado, Zumbi, Torre e Madalena. Entre os locais incluídos no trajeto, estavam obras realizadas ao longo dos últimos quatro anos, como a ponte e espaços públicos como o Campo do Bueirão, na Torre, requalificado em 2023 pelo programa Gramadão.

Durante o evento, o socialista destacou planos para melhorar a infraestrutura urbana, com foco na requalificação das calçadas e no combate aos alagamentos, principalmente na Avenida Dois Rios, uma das áreas mais afetadas pelo problema.

Hoje, o prefeito dará continuidade à sua agenda de compromissos, com uma caminhada às 8h30 pelo bairro Entra a Pulso, também na Zona Sul. À noite, ele participará do debate na TV Jornal.

Linha de crédito

Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo e candidato à prefeitura, também cumpriu uma agenda intensa ontem, com caminhadas pelos bairros Campinas do Barreto, Água Fria e Tamarineira. Durante os eventos, Machado apresentou suas propostas e reforçou a criação do programa "Minha Casa Melhor", que prevê uma linha de crédito voltada para reformas em residências em situação de risco ou insalubridade.

O candidato destacou que o objetivo é promover melhorias nas instalações sanitárias, elétricas e hidráulicas das habitações mais vulneráveis, garantindo maior dignidade às famílias recifenses.

Hoje, Gilson começará o dia com uma caminhada no Mercado de Boa Viagem, às 10h, seguida de uma visita a deputados estaduais, às 11h30, na Boa Vista. Às 14h30, ele comparecerá à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACCO), onde será ouvido em uma investigação. O dia será encerrado com a participação no debate da TV Jornal.

Concurso

O candidato Daniel Coelho (PSD), por sua vez, dedicou o início da semana a uma caminhada pelo bairro do Passarinho, na Zona Norte.

Acompanhado de sua candidata a vice-prefeita, Mariana Melo (PSDB), Coelho destacou a necessidade de aumentar o efetivo de agentes públicos e se comprometeu a realizar concursos para ampliar o quadro de funcionários em setores essenciais da cidade. Entre as suas propostas estão a contratação de novos agentes de saúde e ambientais, com o intuito de melhorar o atendimento nos postos de saúde e implementar ações de conscientização ambiental.

Hoje, Daniel Coelho participa de uma caminhada às 10h na Comunidade da 21 de Abril, na Várzea. Mais tarde, ele também estará presente no debate televisivo às 18h30.

Educação

A candidata Dani Portela (PSOL) iniciou sua semana com a assinatura da Carta Compromisso pelo Direito à Educação, durante evento em seu comitê de campanha, no bairro de Santo Amaro. A carta, que faz parte de uma campanha nacional, reúne 40 pontos centrais para a melhoria da educação pública. As demandas passam por políticas educacionais estruturais, gestão democrática e ação intersetorial, além de educação integral, inclusiva e promotora das diversidades.

Durante o encontro, Dani defendeu que a cidade precisa de políticas educacionais mais inclusivas e estruturais, com maior participação democrática nas escolas e respeito às diversidades.

Dani tem apenas um compromisso público hoje: sua participação no debate promovido pela TV Jornal, às 18h30.

Veja também

Evaristo Costa revela perda de 22 kg em três semanas após doença: "Me sinto definanhando"
Doença de Crohn

Evaristo Costa revela perda de 22 kg em três semanas após doença: "Me sinto definanhando"

ONU lança apelo por US$ 426 milhões para ajudar libaneses deslocados
MUNDO

ONU lança apelo por US$ 426 milhões para ajudar libaneses deslocados

Newsletter