Logo Folha de Pernambuco

Candidatos à Prefeitura do Recife mostram propostas para inclusão, moradia, saúde e emprego. Confira

Postulantes reforçaram compromissos com temas como acessibilidade, inclusão e políticas públicas

Prefeitura do Recife - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Em sabatinas e eventos públicos realizados na sexta-feira (13), os candidatos à Prefeitura do Recife apresentaram suas principais propostas para diversas áreas. Em agendas que incluíram caminhadas e reuniões, os postulantes reforçaram compromissos com temas como acessibilidade, inclusão e políticas de assistência social.

Emprego

A candidata Dani Portela (PSOL) participou de uma sabatina, em que abordou a importância da geração de emprego e renda para reduzir desigualdades sociais. A candidata destacou as barreiras que mulheres enfrentam em suas carreiras, propondo a ampliação de vagas em creches e cursos de profissionalização.

"É preciso pensar em ampliar essas vagas nas creches para que essas mulheres não tenham seus estudos, suas profissões afetadas e seus sonhos interrompidos, como vem acontecendo", afirmou.

Dani também sugeriu a descentralização dos cursos, com foco em áreas de inovação e tecnologia.

Neste sábado (14), a candidata grava conteúdo com aliada no Recife Antigo, participa do evento "Samba dos Nossos Ancestrais" e da Marcha da Maconha, e encerra sua agenda com a 3ª Casa Semente, em Afogados. No domingo, ela estará na Parada da Diversidade de Pernambuco, em Boa Viagem.

Medicamentos

O prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), foi sabatinado pelo Sindicato dos Hospitais Privados de Pernambuco (Sindhospe), em Santo Amaro. Entre suas promessas para a área de saúde, o prefeito anunciou a criação do "Conecta Medicamento", uma nova funcionalidade no aplicativo Conecta Recife. O recurso permitirá que os usuários agendem a retirada de medicamentos gratuitos e verifiquem a disponibilidade.

"As pessoas poderão saber onde o medicamento está disponível e agendar a retirada", afirmou.

A agenda de João Campos no sábado (14) começa com uma caminhada em Brasília Teimosa às 9h, seguida por reuniões com vereadores da Frente Popular.

Autismo

O candidato Daniel Coelho (PSD) anunciou, em encontro com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a criação de quatro centros especializados para atender crianças neurodivergentes, caso seja eleito.

"O que propomos é a criação de centros que ofereçam um atendimento completo e humanizado, desde o diagnóstico até o acompanhamento contínuo", explicou o candidato.

Neste sábado, Daniel Coelho fará caminhada na Várzea às 10h. Às 13h, ele se reúne com sua equipe de campanha e encerra o dia com uma reunião interna às 18h30. No domingo, o candidato participa de uma caminhada, no Jordão, às 9h.

Moradias

O candidato Gilson Machado (PL) participou de uma caminhada no Pina, em Brasília Teimosa, onde apresentou o programa "Minha Casa Melhor". O projeto prevê a criação de uma linha de crédito para reformas em residências em situação de risco ou insalubridade.

"Nós vamos criar o programa Minha Casa Melhor. Esse é um programa que existe no mundo todo e pode existir também em Brasília Teimosa", afirmou o candidato, que estava acompanhado de sua vice, Leninha Dias.

Gilson Machado inicia o sábado (14) com uma caminhada na Feira de Afogados às 8h e participa de um adesivaço no Derby às 9h30. À tarde, grava seu guia eleitoral.

Acessibilidade

Tecio Teles (Novo) foi sabatinado na Associação Pernambucana de Cegos (APEC), onde falou sobre a urgência de melhorias na acessibilidade. Em relação à empregabilidade, ele destacou a necessidade de uma fiscalização mais rígida do cumprimento das leis que garantem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Neste sábado (14), Tecio Teles caminha em San Martin às 7h30, seguindo para a Zona Norte às 9h. Ao meio-dia, realiza panfletagem no Mercado de Casa Amarela e, às 16h, visita o Mercado de Água Fria.

Veja também

Newsletter