Logo Folha de Pernambuco

Candidatos às prefeituras não podem ser presos até o dia 29 deste mês, exceto em flagrante

Medida visa garantir o pleno exercício dos direitos políticos dos candidatos 

Candidatos que disputam segundo turno só podem ser presos em flagrante a parti deste sábado (12) - Divulgação

A partir do último sábado (12), nenhum candidato à prefeitura que disputa o 2º turno das Eleições Municipais de 2024 pode ser preso ou detido, exceto em flagrante delito. A regra, prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), vale até o dia 29 de outubro.

Essa medida tem o objetivo de garantir o pleno exercício dos direitos políticos dos candidatos, preservando a equidade no processo eleitoral. Caso algum candidato seja preso durante o período eleitoral, deverá ser apresentado imediatamente ao juiz competente, que poderá liberar a detenção se houver ilegalidade e responsabilizar os autores.

Segundo turno
O 2º turno das eleições municipais está marcado para o dia 27 de outubro em 51 municípios com mais de 200 mil eleitores. A nova etapa ocorre quando nenhum candidato obtém mais de 50% dos votos válidos no 1º turno. Nesses casos, os dois mais votados avançam para o 2º turno.

Das 51 cidades, 15 são capitais. Ao todo, 15 candidatas e 87 candidatos disputam o cargo de prefeito, sendo que 16 deles buscam a reeleição. A votação ocorrerá em horário único em todo o país, das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.

Veja também

Maya Massafera fala sobre transição pela primeira vez na TV: "muito feliz, podendo ser quem sou"
FAMOSOS

Maya Massafera fala sobre transição pela primeira vez na TV: "muito feliz, podendo ser quem sou"

Canadá expulsa embaixador indiano investigado por morte de líder separatista
DIPLOMACIA

Canadá expulsa embaixador indiano investigado por morte de líder separatista

Newsletter