Logo Folha de Pernambuco

Cannabis Medicinal é tema da 3ª Reunião de Frente Parlamentar no Recife

Reunião acontece na próxima segunda (17), na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Discussão a cerca da viabilização de medicamentos a base de cananabis é tema da 3° Reunião de Frente Parlamentar no Recife - Simples Cannabis/Reprodução

Marcada para a próxima segunda-feira (17), a terceira reunião da Frente Parlamentar no Recife debaterá questões em torno da viabilidade econômica e da ampliação da produção e distribuição dos medicamentos a base de Cannabis. Pela primeira vez, a Frente da Alepe, coordenada pelo deputado João Paulo (PT), colocará na mesma mesa pesquisadores e financiadores de projetos para debater a produção de medicamentos à base de Cannabis. 

A intenção é viabilizar a chegada desses medicamentos a um número cada vez maior de pacientes a preços justos, fornecidos de graça pelo SUS ou pelo governo do Estado.

Na última reunião ordinária, em 20 de maio, o foco das discussões foi a regulamentação federal desses produtos, que têm sua eficácia comprovada cientificamente no tratamento e alívio de sintomas de várias doenças, como depressão, fibromialgia e até câncer. A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, desde que foi instalada em 22 de fevereiro deste ano, tem se dedicado a atrair pessoas e instituições para o debate sobre os avanços da produção de medicamentos e produtos à base de Cannabis no Brasil. 

Estão confirmadas na reunião, as presenças de Larissa Rolim, pesquisadora da Universidade do Vale do São Francisco e Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos; George Braga, representando o Ministério da Ciência e Tecnologia; Hugo Queiroz, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Naíde Teodósio, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco; Bety Senna, diretora do LAFEPE; Luana Melo, da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, e Sérgio Urt, da Ordem dos Advogados do Brasil.

O deputado João Paulo destaca o ineditismo dessa reunião, que traz pesquisadores, empresas, órgãos governamentais e bancos para o centro do debate.

“É a união de esforços para viabilizar, também economicamente, a produção e garantir o acesso aos tratamentos que têm ajudado muita gente em momentos difíceis de suas vidas”, conclui.

O deputado é autor de duas proposições de lei que autorizam o plantio e a produção de Cannabis em Pernambuco (Lei 18.124/22) e, mais recentemente, a que garante a distribuição gratuita pelo SUS ou pelo governo do estado (PL 1803/24).

Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal da Alepe

Além do deputado João Paulo, a Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Alepe conta com as deputadas Rosa Amorim (PT), Dani Portela (Psol), Socorro Pimentel (UB), Simone Santana (PSB), Débora Almeida (PSDB) e os deputados Doriel Barros (PT), Eriberto Filho (PSB), Francismar Pontes (PSB), Izaías Régis (PSDB), Jarbas Filho (MDB), Diogo Moraes (PSB), João de Nadegi (PV), Caio Maniçoba (PP), Mário Ricardo.

 

Veja também

Newsletter