Cannabis Medicinal é tema da 3ª Reunião de Frente Parlamentar no Recife
Reunião acontece na próxima segunda (17), na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Marcada para a próxima segunda-feira (17), a terceira reunião da Frente Parlamentar no Recife debaterá questões em torno da viabilidade econômica e da ampliação da produção e distribuição dos medicamentos a base de Cannabis. Pela primeira vez, a Frente da Alepe, coordenada pelo deputado João Paulo (PT), colocará na mesma mesa pesquisadores e financiadores de projetos para debater a produção de medicamentos à base de Cannabis.
A intenção é viabilizar a chegada desses medicamentos a um número cada vez maior de pacientes a preços justos, fornecidos de graça pelo SUS ou pelo governo do Estado.
Na última reunião ordinária, em 20 de maio, o foco das discussões foi a regulamentação federal desses produtos, que têm sua eficácia comprovada cientificamente no tratamento e alívio de sintomas de várias doenças, como depressão, fibromialgia e até câncer. A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, desde que foi instalada em 22 de fevereiro deste ano, tem se dedicado a atrair pessoas e instituições para o debate sobre os avanços da produção de medicamentos e produtos à base de Cannabis no Brasil.
Estão confirmadas na reunião, as presenças de Larissa Rolim, pesquisadora da Universidade do Vale do São Francisco e Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos; George Braga, representando o Ministério da Ciência e Tecnologia; Hugo Queiroz, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Naíde Teodósio, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco; Bety Senna, diretora do LAFEPE; Luana Melo, da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, e Sérgio Urt, da Ordem dos Advogados do Brasil.
O deputado João Paulo destaca o ineditismo dessa reunião, que traz pesquisadores, empresas, órgãos governamentais e bancos para o centro do debate.
“É a união de esforços para viabilizar, também economicamente, a produção e garantir o acesso aos tratamentos que têm ajudado muita gente em momentos difíceis de suas vidas”, conclui.
O deputado é autor de duas proposições de lei que autorizam o plantio e a produção de Cannabis em Pernambuco (Lei 18.124/22) e, mais recentemente, a que garante a distribuição gratuita pelo SUS ou pelo governo do estado (PL 1803/24).
Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal da Alepe
Além do deputado João Paulo, a Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Alepe conta com as deputadas Rosa Amorim (PT), Dani Portela (Psol), Socorro Pimentel (UB), Simone Santana (PSB), Débora Almeida (PSDB) e os deputados Doriel Barros (PT), Eriberto Filho (PSB), Francismar Pontes (PSB), Izaías Régis (PSDB), Jarbas Filho (MDB), Diogo Moraes (PSB), João de Nadegi (PV), Caio Maniçoba (PP), Mário Ricardo.