Carlos Veras é o primeiro pernambucano a ter foto na galeria de presidentes de Comissão da Câmara

Veras assumiu a presidência da Comissão em março de 2021

O deputado Carlos Veras (PT-PE) participou, nesta quarta-feira (3), da solenidade de descerramento da placa, na galeria de Presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). A cerimônia foi presidida pelo atual presidente da Comissão, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“É uma imensa honra ter a foto do 1º pernambucano na galeria de presidentes/as da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Foi um grande e gratificante desafio estar à frente do Colegiado, um dos mais importantes da Casa, neste momento em que a população brasileira enfrenta diversos ataques aos direitos das minorias e à democracia. O nosso mandato seguirá sempre na defesa dos direitos de todas e todos”, disse o parlamentar. 

Veras assumiu a presidência da Comissão em março de 2021, em plena pandemia da Covid-19. Ele afirmou que o desafio foi enorme, principalmente porque durante a pandemia os direitos humanos no Brasil foram violados a todo momento.

“Presidir a Comissão dos Direitos Humanos e Minorias na conjuntura que nos encontrávamos, em plena pandemia, foi um desafio imenso. As violações dos direitos humanos ficaram muito mais intensas, porque as mulheres passaram a passar mais tempo em casa com seus agressores. A comunidade LGBTQIA+ passou a sofrer ainda mais preconceitos, ataques e violência. A violência institucional e política aumentou. A violação dos direitos dos povos indígenas e quilombolas aumentou, o governo não queria que eles recebessem itens de higiene pessoal durante a pandemia”, apontou Carlos Veras.

Direção paritária

Ele também destacou que durante seu mandato foi criada uma direção paritária, de gênero e raça, algo inédito na Comissão. Ainda foram realizadas diversas audiências públicas a fim de debater o conjunto de ações contra as violações dos direitos humanos, requerimentos de informações dando prosseguimento às denúncias recebidas e um conjunto de proposituras de leis e projetos.

Veja também

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador
COPA AMÉRICA

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos
DIREITOS HUMANOS

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos

Newsletter