Carlos Veras não descarta dois palanques do PT em Pernambuco em 2026
Deputado destaca aproximação de Raquel Lyra com o governo Lula
O deputado federal Carlos Veras (PT) não descartou a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores (PT) ter dois palanques em Pernambuco nas eleições de 2026, se o cenário político assim exigir.
O parlamentar se refere à governadora Raquel Lyra (PSDB), que pode disputar a reeleição, e a possível candidatura de João Campos (PSB), atual prefeito do Recife, ao Governo do Estado.
Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 nesta quinta-feira (30), Veras afirmou que a análise da conjuntura política será fundamental e destacou a aproximação de Raquel com o governo federal.
"Nós já vivemos isso em Pernambuco. É bom lembrar o saudoso Eduardo Campos pelo PSB e Humberto Costa pelo PT. Agora, se o PT tinha uma candidatura própria e construiu dois palanques, por que isso não poderia voltar a acontecer? Isso depende da conjuntura política", disse Veras.
O parlamentar ressaltou que, caso a fusão entre PSDB e PSD se concretize e Raquel Lyra passe a integrar um partido da base aliada ao governo Lula, o cenário poderá mudar.
"É inegável que, em todos os momentos em que o governo do presidente Lula ajudou Pernambuco, a governadora não negou a participação do presidente. Ela faz questão de agradecer as obras e os recursos do governo federal e ressaltar a parceria. Esse respeito e esse reconhecimento a aproximam cada vez mais do presidente e dos ministros", completou.
Leia Também
• Prefeito de Buenos Aires se reúne com Raquel Lyra para discutir investimentos
• Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho prioriza início do ano letivo
• Raquel Lyra nomeia mais 15 aliados para reforçar as articulações em Pernambuco
Outras lideranças
A relação entre o PT e o governo estadual também foi abordada recentemente pelo senador Humberto Costa (PT) e pelo deputado estadual João Paulo (PT), que participaram de entrevistas à Rádio Folha.
Ambos defenderam uma reavaliação da posição do partido em Pernambuco, onde o PT havia declarado oposição à Raquel Lyra.
Veras reforçou o discurso dos também petistas. "Rever posições não tem problema algum. Precisamos estar sempre atentos à conjuntura política", pontuou.
Além disso, o deputado enfatizou que, independentemente da relação com o governo estadual, o PT segue trabalhando por Pernambuco.
"O que for do interesse do povo pernambucano, a gente vai estar para ajudar. Esse debate sobre estar dentro do governo não nos impede de maneira alguma de contribuir com a população. O que não podemos fazer é antecipar as eleições e prejudicar a gestão dos prefeitos e da governadora", concluiu.
Confira a entrevista completa:
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.