Logo Folha de Pernambuco

Carreata defende prioridade na vacinação das pessoas com deficiência

Andrej Isakovic/AFP

A Carreata Vacina Já, programada para a terça feira, dia 20,  saindo às  11 horas da frente do Classic Hall, terá também ação solidária: a arrecadação  de alimentos não perecíveis,  fraldas infantis (tamanhos G e GG) e  material de higiene e limpeza, que serão distribuídos com famílias carentes que tenham pessoas com deficiência. O objetivo da carreata é sensibilizar os governos do Estado e dos municípios pernambucanos para oferecerem a vacina imediata às pessoas com deficiência.

Alguns grupos, como o das pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, tem a vacinação prevista  para a terceira fase, junto com as comorbidades, mas o processo precisa ser antecipado, levando em consideração a extrema vulnerabilidade, devido a: dificuldade de seguir medidas de segurança, intolerância sensorial ao uso de máscara, dificuldade de reconhecer e identificar sintomas, baixa imunidade, obesidade, envelhecimento precoce, problemas cardíacos e respiratórios.

Dados internacionais e nacionais, sanitários e epidemiológicos, entre os quais amplo estudo do Center for Disease Control, dos Estados Unidos, aponta a alta incidência de óbitos, muitas  vezes maior em pacientes com comorbidade e deficiência, e que o adiamento da vacinação deles resultará no aumento no número de óbito.

Outro estudo atual comprova esta necessidade, como explica a dra Ana Claúdia  Brandão, membro do Comitê  Científico da FBASD: “ o estudo da T21 Research Society revela que em adultos com Síndrome de Down, o curso da infecção é mais grave e que as taxas de complicações e mortalidade são significativamente mais elevadas do que na população em geral”. Muitos países já priorizaram a vacinação junto com o grupo de idosos: Reino Unido, Holanda, Alemanha, França, Portugal, Itália e alguns estados dos Estados Unidos.

No Brasil, o Piauí começou a vacinação em pessoas com deficiência no mês passado. João Pessoa, Rio Grande do Norte  e Sergipe também aderiram.  No Mato Grosso do Sul, a imunização para o segmento está acontecendo em Sidrolândia, Dourados, Jardim e Campo Grande. Pela grande vulnerabilidade, a espera pode ser fatal, por isso grupos representativos de pessoas com diferentes deficiências estão se organizando para sair numa grande carreata,  da frente do Classic Hall, seguir para a Câmara de Vereadores, Palácio do Governo, Assembleia Legislativa e Prefeitura do Recife.

Não haverá aglomeração, as pessoas vão permanecer nos seus veículos, que serão adesivados e os passageiros receberão máscaras com a logomarca da Carreata Já. Eu exijo #umadosederespeito. A entrega dos alimentos, fraldas e material de higiene e limpeza será feita na concentração da carreata, em frente ao Classic Hall. Não será necessário sair do carro, voluntários farão a coleta. Entre os grupos participantes e apoiadores estão: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Aspad, Fazendo Acontecer, Lidiere Barros Educação Especial, Down +, Instituto Futuro 21, APABB, Projeto Encontro, Rec Down, Mães Guerreiras, Associação dos Pais de Filhos  Autistas,  AMA – Associação de Mães Atípicas, Associação  Mães e Anjos Azuis, Novo Rumo, Mães Conectadas pelo Amor, Deficiente Eficiente, Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco, Somar, Amar, Super Mães e Uninassau.

Veja também

Consórcio de Transporte Metropolitano bloqueia cartões VEM Idoso por uso indevido
TRANSPORTE

Consórcio de Transporte Metropolitano bloqueia cartões VEM Idoso por uso indevido

Três pessoas são indiciadas pelo atropelamento causado por micro-ônibus em Marcos Freire
Jaboatão dos Guararapes

Três pessoas são indiciadas pelo atropelamento causado por micro-ônibus

Newsletter