Chefe do Recentro destaca ações para aumentar sensação de segurança no Centro do Recife
Ana Paula Vilaça destacou que prioridade é ocupar a região central
A chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, destacou que a região central do Recife não é a mais violenta da cidade, mas reconheceu que a insegurança ainda é um desafio para revitalização do Centro. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ela detalhou as ações que o Gabinete tem tomado para garantir uma maior segurança.
“Nas nossas pesquisas iniciais, a segurança apareceu como o principal desafio, sem dúvidas. No Centro, isso se apresenta de forma mais visível. Os dados mostram que não é a área mais violenta da cidade, mas os edifícios esvaziados, alguns abandonados, geram a sensação de insegurança”, declarou a gestora.
Leia Também
• Vereador rebate líder da oposição e diz que mudança na Lei do Recentro é articulação da Câmara
• Inclusão da Rua da Imperatriz no Recentro para o resgate do comércio se torna lei
• Câmara Municipal aprova expansão de incentivos fiscais do Recentro para o bairro da Boa Vista
Ana Paula destacou entre as ações do Recentro na área, a presença da Guarda Municipal do Recife, a criação do Comitê Integrado de Segurança, com a instalação de equipamentos de monitoramento e o estímulo para o registro das ocorrências de violência objetivando uma atuação mais precisa da Polícia Militar.
A gestora ressaltou, ainda, que a realização de grandes eventos, que geram uma maior movimentação no Centro é uma das ações mais importantes para garantir a sensação de segurança de quem frequenta a região.
“A ação mais importante é tornar o centro vivo, com pessoas circulando. O poder de um evento não é só na questão da diversão, cultural. É fazer com que as pessoas voltem a frequentar a região central, e quanto mais pessoas, vamos ter vigilância social. As pessoas mesmas vão ser responsáveis por essa sensação de segurança”, pontuou.
Confira a entrevista completa abaixo:
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.